AGLP NO 25º COLÓQUIO DA LUSOFONIA EM MONTALEGRE Imprimir E-mail
Domingo, 22 de Maio de 2016 22:38

25coloquio redMontalegre acolheu o 25º Colóquio da Lusofonia, com a colaboração da Academia Galega da Língua Portuguesa, do 21 ao 25 de abril.

Entre os temas tratados, a Língua Portuguesa, Açorianidade e Lusofonia, Tradutologia e uma sessão dedicada à Galiza, para além de varias outras comunicações também galegas.

Este Colóquio acolheu assistentes procedentes de Alemanha, Açores, Austrália, Bangladeche, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Galiza, Goa, Índia, Itália, Luxemburgo, Malaca, Portugal, Macau, e Timor-Leste, incluindo 10 representantes de três academias de língua portuguesa e 13 universidades e politécnicos.

O evento contou com a participação ativa do Prémio Nobel da Paz 1996, D. Ximenes Belo, como convidado especial. Durante o Colóquio homenageou-se o dramaturgo Norberto Ávila, com a representação de uma peça do escritor açoriano Álamo Oliveira. Foi também o marco para a assinatura do convénio que a AICL firmou com o Observatório da Língua Portuguesa.

Leia mais...
 
Vocabulário Ortográfico da Galiza Imprimir E-mail
Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 23:49

O Vocabulário Ortográfico da Galiza, publicado pela AGLP e coordenado por Carlos Durão está a ser distribuído pela Através Editora e pode-se adquirir já em diversas livrarias.

Impresso na Tórculo num volume de 663 páginas de 30 cm, o VOG constitui o contributo galego ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, previsto no Acordo Ortográfico subscrito entre os países lusófonos em 1990 (incluindo também a Galiza como observadora).

 Vocabulario-Ortografico-da-Galiza

A sua elaboração foi tarefa assumida por membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, e abrange acima de 154 000 entradas de léxico propriamente galego, incluindo a fauna e flora galegas, com topónimos, antropónimos, gentílicos etc., mais peculiares da Galiza, junto com o corpus geral da língua comum, num amplo vocabulário patrimonial, partilhado na sua quase totalidade por toda a Lusofonia.

 

Leia mais...
 
Universidade Aberta na Galiza Imprimir E-mail
Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 18:46

O Município de Rianjo e Universidade Aberta chegam a um acordo para instalar um Centro desta universidade na vila galega. O entendimento chega depois de uma reunião em Rianjo pela qual se acordou instalar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta, em aplicação do Protocolo de Colaboração assinado há vários anos entre o Concelho e a Universidade.

Leia mais...
 
Joám Evans no «Assises des Langues Portugaise et Espagnole» Imprimir E-mail
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016 00:00

Joam Evans na Univ monnet

O académico Joám Evans Pim participa no encontro
"Assises des Langues Portugaise et Espagnole" em Saint-Etienne, França

Este encontro, que decorre na Université Jean Monnet durante os dias 20, 21 e 22 de janeiro, inclui 15 oradores, exposições e atuações musicais, com o patrocínio da Universidade Jean Monnet, a Université Sorbonne Nouvelle 3, e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua.

Leia mais...
 
FLiP 10: Vinte anos depois, continua a dar a volta ao texto Imprimir E-mail
Domingo, 01 de Novembro de 2015 09:42

 

Vinte anos depois do lançamento FLiP original, a Priberam apresenta o FLiP 10 que inclui ferramentas para 4 línguas e 10 variedades do português (com ou sem Acordo Ortográfico), salientando a hipótese de escolher a ativação do léxico da Galiza.

Leia mais...