UCCLA visita Santiago de Compostela Imprimir E-mail
Terça-feira, 14 de Junho de 2016 22:20

RECEÇÃO NO PARLAMENTO

A Academia Galega da Língua Portuguesa promove a candidatura do Município de Santiago de Compostela, capital da Galiza, para a sua admissão da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

 

Leia mais...
 
Vocabulário Ortográfico da Galiza apresentado na ACL Imprimir E-mail
Domingo, 12 de Junho de 2016 22:34

Vocabulário Ortográfico da Galiza apresentado na ACL

img 2783

O académico António Gil foi o encarregado de apresentar na Academia das Ciências de Lisboa o Vocabulário Ortográfico da Galiza (VOG), dentro do encontro subordinado ao título "A Língua Portuguesa nos dias de hoje", organizado pelo Instituto de Lexicografia e Lexicologia da Língua Portuguesa.

O presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Sr. Artur Anselmo, elogiou o trabalho da AGLP, salientando a importância desse contributo para o enriquecimento do acervo comum da língua nascida na velha Gallaecia.

O VOG é um trabalho da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da AGLP coordenada pelo académico Carlos Durão, editor do volume, que coloca a Galiza ao nível dos outros países e territórios de língua portuguesa, acompanhando o processo de elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum, projeto derivado do Acordo Ortográfico de 1990 em que participou uma Delegação de Observadores da Galiza, formada por José Luís Fontenla e António Gil. Com mais de 154.000 entradas e 630 páginas impressas, inclui o léxico propriamente galego, incluindo por exemplo a fauna e flora galegas, bem como os topónimos, antropónimos, gentílicos, etc., mais peculiares da Galiza, nela incluída a Galiza estremeira. Tudo isto junto com o corpus geral da língua, num amplo vocabulário patrimonial, deixa fora só aquele vocabulário mais peculiar dos outros países lusófonos.

O evento foi o palco para a receção do escritor brasileiro Domício Proença Filho como novo académico correspondente da ACL, quem na sua intervenção lembrou as origens da sua vocação como escritor e animou o reforçar as relações entre a Academia Brasileira de Letras, de que é presidente, e a Academia das Ciências de Lisboa.

 

Leia mais...
 
Vocabulário Ortográfico da Galiza Imprimir E-mail
Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 23:49

O Vocabulário Ortográfico da Galiza, publicado pela AGLP e coordenado por Carlos Durão está a ser distribuído pela Através Editora e pode-se adquirir já em diversas livrarias.

Impresso na Tórculo num volume de 663 páginas de 30 cm, o VOG constitui o contributo galego ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, previsto no Acordo Ortográfico subscrito entre os países lusófonos em 1990 (incluindo também a Galiza como observadora).

 Vocabulario-Ortografico-da-Galiza

A sua elaboração foi tarefa assumida por membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, e abrange acima de 154 000 entradas de léxico propriamente galego, incluindo a fauna e flora galegas, com topónimos, antropónimos, gentílicos etc., mais peculiares da Galiza, junto com o corpus geral da língua comum, num amplo vocabulário patrimonial, partilhado na sua quase totalidade por toda a Lusofonia.

 

Leia mais...
 
AGLP NO 25º COLÓQUIO DA LUSOFONIA EM MONTALEGRE Imprimir E-mail
Domingo, 22 de Maio de 2016 22:38

25coloquio redMontalegre acolheu o 25º Colóquio da Lusofonia, com a colaboração da Academia Galega da Língua Portuguesa, do 21 ao 25 de abril.

Entre os temas tratados, a Língua Portuguesa, Açorianidade e Lusofonia, Tradutologia e uma sessão dedicada à Galiza, para além de varias outras comunicações também galegas.

Este Colóquio acolheu assistentes procedentes de Alemanha, Açores, Austrália, Bangladeche, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Galiza, Goa, Índia, Itália, Luxemburgo, Malaca, Portugal, Macau, e Timor-Leste, incluindo 10 representantes de três academias de língua portuguesa e 13 universidades e politécnicos.

O evento contou com a participação ativa do Prémio Nobel da Paz 1996, D. Ximenes Belo, como convidado especial. Durante o Colóquio homenageou-se o dramaturgo Norberto Ávila, com a representação de uma peça do escritor açoriano Álamo Oliveira. Foi também o marco para a assinatura do convénio que a AICL firmou com o Observatório da Língua Portuguesa.

Leia mais...
 
Joám Evans no «Assises des Langues Portugaise et Espagnole» Imprimir E-mail
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016 00:00

Joam Evans na Univ monnet

O académico Joám Evans Pim participa no encontro
"Assises des Langues Portugaise et Espagnole" em Saint-Etienne, França

Este encontro, que decorre na Université Jean Monnet durante os dias 20, 21 e 22 de janeiro, inclui 15 oradores, exposições e atuações musicais, com o patrocínio da Universidade Jean Monnet, a Université Sorbonne Nouvelle 3, e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua.

Leia mais...