I Colóquio Guerra da Cal (11)

 

A Academia Galega da Língua Portuguesa editou recentemente um DVD do Colóquio em Homenagem a Ernesto Guerra da CaL e III Seminário de Lexicologia, publicação que inclui um resumo de 10 minutos de duração e entrevistas a alguns dos oradores que dissertaram sobre a figura do homenageado.


Para acabar este ciclo de notícias sobre o Colóquio Homenagem a Ernesto Guerra da Cal e o III Seminário de Lexicologia organizado pela AGLP, apresenta-se o áudio da entrevista realizada ao professor António Gil Hernández em 11 de outubro de 2011 na Fundação CaixaGalicia, e também o vídeo de uma segunda entrevista realizada em 7 de janeiro do presente ano, no fim da assembleia da AGLP, no Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela.

Como primeira notícia do novo ano 2012 a Academia Galega da Língua Portuguesa apresenta o vídeo-resumo do Colóquio homenagem ao intelectual galego Ernesto Guerra da Cal (Ferrol, 1911 - Lisboa, 1994) realizado em Compostela, na sede da fundação CaixaGalicia, o dia 11 de outubro de 2011.

Continuando com os eventos do Colóquio homenagem a Ernesto Guerra da Cal apresentamos a entrevista realizada a Enric Ucelay-Da Cal, filho do homenageado.

Continuando com as entrevistas sobre Guerra da Cal realizadas o 11 de outubro de 2011, durante o Colóquio homenagem ao autor ferrolano, o professor Carlos Durão, depois de proferir a palestra intitulada “Guerra da Cal entre nós” contou-nos como chegou a conhecer o autor de Futuro Imemorial e a manter com ele uma boa amizade em Londres.

Dentro do ciclo de entrevistas “Guerra da Cal”, que a AGLP realizou durante o Colóquio homenagem dedicado ao inteletual ferrolano, quisemos fazer umas perguntas ao investigador José Luís do Pico, que participou no evento com a palestra intitulada “Ernesto Guerra da Cal e a música”, virada sobre o interesse de Guerra da Cal na música e na interpretação com instrumentos como a gaita ou a guitarra, as pegadas que deixou sobre isso na sua poesia e as obras musicais que foram compostas sobre alguns dos seus poemas.

Continuando com a publicação das entrevistas realizadas durante o Colóquio Guerra da Cal, é a vez do professor Xosé Luís Franco Grande, advogado e autor de um dicionário (Galáxia, 1968) e um vocabulário (Galáxia, 1972) da nossa língua, editor da obra completa de Leiras Pulpeiro (Galáxia, 1970), e poeta ganhador do prémio Rosalia de Castro pelo poemário Entre o sim e o não (Salnés, 1967).

Com esta notícia iniciamos a publicação do ciclo de entrevistas "Guerra da Cal" que a Academia Galega vem de realizar no dia 11 de outubro aos participantes no Colóquio homenagem ao professor ferrolano. Começamos com o investigador Joel Gomes, autor da tese intitulada A trajetória de Ernesto Guerra da Cal nos âmbitos científico e literário (USC, 2010).

I Colóquio Guerra da Cal / III Seminário de Lexicologia

Os passado 11 de outubro teve lugar em Compostela o Colóquio Guerra da Cal, jornada de palestras dedicadas ao conhecimento e difusão do inteletual ferrolano, Ernesto Guerra da Cal, com motivo do aniversário do seu nascimento em 19 de dezembro de 1911.

segunda, 10 outubro 2011 10:12

Tudo pronto para o Colóquio Guerra da Cal

Cartaz "Colóquio Guerra da Cal"

Terá lugar os dias 11 e 12 de outubro, em Santiago, o Colóquio Guerra da Cal. Este será um dos primeiros eventos para homenagear o ilustre professor ferrolano no centenário do seu nascimento. Sendo a entrada livre, os assistentes deverão inscrever-se indicando nome, endereço, correio-e e profissão a secretaria[@]academiagalega.org. A estrutura do encontro fomenta o diálogo e debate com o público depois de cada comunicação.

O primeiro dia será dedicado ao estudo e divulgação da obra do homenageado, com 6 oradores, entre os quais Enric Ucelay, filho de Ernesto Guerra da Cal. A AGLP publicou uma breve antologia da sua obra poética, da mão de Carlos Durão, que estará disponível, junto de outras novidades editoriais, numa mesa da Através editora, que estará presente no evento.

O segundo dia está orientado à lexicologia e lexicografia, com alguns dos mais importantes lexicógrafos da língua portuguesa. Um dos temas estrela será a "Norma Galega do Português", tema da comunicação de Malaca Casteleiro e de uma mesa-redonda. Evanildo Bechara apresentará alguns aspetos do Acordo Ortográfico. Como sabemos, é o académico responsável pela comissão de lexicologia da Academia Brasileira de Letras.

Isaac Estraviz falará do Dicionário Estraviz e os trabalhos para a sua atualização. António Gil apresentará a última atualização do Léxico da Galiza com as suas definições, e falará da sua inclusão em dicionários gerais da língua portuguesa.

Celso Álvarez Cáccamo e Vítor Lourenço irão apresentar outra novidade: o Arquivo Digital.

Outra das intervenções que com novidades será a de José Pedro Ferreira, do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, de Lisboa, que virá apresentar pela primeira vez na Galiza o Vocabulário Ortográfico Português, léxico oficial de Portugal, bem como a sua colaboração com o IILP na elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum. O VOC está a ser elaborado sob o patrocínio do IILP - Instituto Internacional da Língua Portuguesa, órgão da CPLP. Para mais informação sobre a participação galega é só acessar aqui.

O evento será o espaço para o lançamento de novos números da Coleção Clássicos da Galiza: Queixumes dos Pinhos (ed. Ângelo Brea) e Cantos Lusófonos (ed. José Luís do Pico), além do número 4 do Boletim da AGLP, que estarão à venda na mesa da Através Editora.

Por ordem de intervenção, os oradores e temas serão os seguintes:

Orador 1 Joel Gomes: «A amizade de Ernesto Guerra da Cal com Federico Garcia Lorca e os Seis Poemas Galegos»
Orador 2 Carlos Durão: «Guerra da Cal entre nós»
Orador 3 Enric Ucelay-Da Cal: «Uma lembrança em três episódios»
Orador 4 Maria do Carmo Henriquez Salido: «Ernesto Guerra da Cal ao longe»
Orador 5 Xosé Luís Franco Grande: «A poesia de Guerra da Cal»
Orador 6 José Luís do Pico: «Ernesto Guerra da Cal e a Música»
Orador 7: José-Martinho Montero Santalha (AGLP): «Problemática do léxico galego»
Orador 8: Evanildo Bechara (ABL): «Acordo Ortográfico: O interior e o exterior»
Orador 9: João Malaca Casteleiro (ACL): «A norma galega do português e a Lusofonia»
Orador 10: José Pedro Ferreira (ILTEC): «O Vocabulário Ortográfico do Português: critérios, ferramentas e resultados»

Mesa Redonda 1: Léxico da Galiza. Dicionário Estraviz. Perspetivas da Norma Galega do Português. Participantes: Isaac Alonso Estraviz, Carlos Durão, António Gil.

Mesa Redonda 2: Arquivo Digital da AGLP. Lançamento de publoicações da Coleção Clássicos da Galiza: Queixumes dos Pinhos, edição de Ângelo Brea e Cantos Lusófonos, edição de José Luís do Pico; Boletim da AGLP número 4. Participantes: Ângelo Brea, Ernesto V. Souza, Vítor Lourenço, Celso Álvarez Cáccamo.