XVIII Colóquio da Lusofonia (6)

Em sessão solene, no dia 5 de outubro de 2012, tomaram posse como académicos correspondentes da AGLP os professores Malaca Casteleiro, Chrys Chrystello, Evandro Vieira, Evanildo Bechara e Maria Dovigo, e, in absentia, Carlos Reis, Adriano Moreira, Eugénio Anacoreta Correia. Foi também acreditado académico de mérito José Luís Fontenla Rodrigues. O evento teve lugar em Ourense, no contexto dos XVIII Colóquios da Lusofonia.


Maria Seoane Dovigo - Entre os dias 5 e 7 de outubro celebraram-se pela primeira vez na Galiza os Colóquios da Lusofonia, na sua XVIII edição, organizados pela Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL), patrocinados pelo Concelho (Câmara Municipal) de Ourense, e apoiados pela Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), a Associação Cultural Pró AGLP e pelo Governo dos Açores.

quarta-feira, 10 outubro 2012 19:19

Crónica de Estou Lá - Músicas da Lusofonia

Xurxo Nóvoa Martins - "Estou Lá" foi uma grande festa musical dentro dos XVIII Colóquios da Lusofonia organizados pola AILC (Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia) a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), a Pró- AGLP e a Associaçom Galega da Língua (AGAL) e fez parte da programação da FITO (Festival Internacional de Teatro de Ourense). Contou com o apoio e o patrocínio da Concelharia de Cultura do Concelho de Ourense.

Medalha da Academia Galega da Língua Portuguesa

O próximo dia 5 de outubro de 2012 terá lugar na cidade de Ourense a cerimónia de posse dos novos académicos correspondentes da Academia Galega da Língua Portuguesa. O ato reveste uma especial importância por tratar-se da entrada na instituição galega, criada em Santiago de Compostela em 2008, de algumas das personalidades de maior relevância internacional no estudo, divulgação e defesa da língua portuguesa.

quarta-feira, 26 setembro 2012 22:24

Festival "ESTOU LÁ". Músicas da Lusofonia


O Festival  “Estou Lá” faz parte da programação dos XVIII Colóquios da Lusofonia, os dias 5, 6 e 7 de outubro de 2012 no Audiório Municipal, organizados pola AILC (Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia) a AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa) e a  Pró- AGLP e também da FITO (Festival Internacional de Teatro de Ourense), que começa dia 5 de outubro.

terça-feira, 04 setembro 2012 10:38

Galiza acolherá XVIII Colóquio da Lusofonia


O XVIII Colóquio da Lusofonia terá lugar em Ourense de 5 a 7 de outubro, com a participação de vários oradores galegos, portugueses e brasileiros. Entre outros os galegos Alexandre Banhos, Adela Figueroa, Concha Rousia, Carlos Durão, Martinho Montero, Valentim Fagim e Luís Gonçales Blasco "Foz". O evento inclui também apresentações de livros e atividades complementares, música e teatro.