quarta, 08 julho 2015 00:00

Vogal: Vázquez Nogueiras, Noemi (1982)

Noemi Vázquez Nogueiras

Nasceu em 23 de agosto de 1982. É licenciada em Filologia Galega e em Filologia Portuguesa pola USC, tem um mestrado em Serviços Culturais também pela USC. Em 2005 começa a dar aulas de português para academias, sindicatos, associações e na Universidade de Vigo-Câmpus de Ourense. Também fez traduções e foi docente dos Ops (O português Simples) .

Desde 2002 está envolvida no ativismo linguístico e cultural com diferentes responsabilidades no MDL (Movimento Defesa da Língua), na Associação Cultural "A Esmorga" de Ourense, na Pró- AGLP e na AGAL.

Tem organizado eventos culturais como o “Português Perto, aquelas nossas músicas”, que vai pola V edição, na Universidade de Vigo-Campus de Ourense; ou o Festival "Estou Lá", dentro dos Colóquios da Lusofonia, realizados em Ourense em outubro de 2012.

Em 2011 constrói e abre com um sócio a taberna cultural "A Corte dos Bois" em Santa Ana (Sandiás - A Límia), chegando a ser um local de referência cultural. Em agosto de 2014 inaugura um novo local cultural em Vilar de Santos (A Límia) "A Arca da Noe".

Ler 656 vezes