segunda-feira, 23 maio 2016 02:00

AGLP NO 25º COLÓQUIO DA LUSOFONIA EM MONTALEGRE

Montalegre acolheu o 25º Colóquio da Lusofonia, com a colaboração da Academia Galega da Língua Portuguesa, do 21 ao 25 de abril.

Entre os temas tratados, a Língua Portuguesa, Açorianidade e Lusofonia, Tradutologia e uma sessão dedicada à Galiza, para além de varias outras comunicações também galegas.

Este Colóquio acolheu assistentes procedentes de Alemanha, Açores, Austrália, Bangladeche, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Galiza, Goa, Índia, Itália, Luxemburgo, Malaca, Portugal, Macau, e Timor-Leste, incluindo 10 representantes de três academias de língua portuguesa e 13 universidades e politécnicos.

O evento contou com a participação ativa do Prémio Nobel da Paz 1996, D. Ximenes Belo, como convidado especial. Durante o Colóquio homenageou-se o dramaturgo Norberto Ávila, com a representação de uma peça do escritor açoriano Álamo Oliveira. Foi também o marco para a assinatura do convénio que a AICL firmou com o Observatório da Língua Portuguesa.

 

Com perto de cem participantes foi um dos encontros mais dinâmicos dos últimos anos. Contou com várias sessões especiais, entre as que destacou a das academias com os professores Malaca e Casteleiro e Isaac Alonso Estraviz.

Além da parte científica, no apartado das artes produziram-se diversas apresentações literárias e três recitais de poesia, ao que se acrescentaram dous recitais do cancioneiro açoriano e de poetas açorianos, musicados por Ana Paula Andrade ao piano, acompanhada ao violino por Carolina Constância (Conservatório Regional de Ponta Delgada). Foi também a oportunidade para uma representação de teatro da UTAD e atuações do Grupo de Cantares da Galiza "Terra Morena" (em homenagem ao 25 de abril); Gaiteiros, Rancho da Venda Nova e grupo Filarmonia.

Ler 2972 vezes