segunda, 27 junho 2016 00:00

UCCLA visita Santiago de Compostela

A Academia Galega da Língua Portuguesa promove a candidatura do Município de Santiago de Compostela, capital da Galiza, para a sua admissão da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O responsável pelas relações internacionais da UCCLA, José Bastos, visitou Santiago de Compostela o passado dia 23 de maio, como resultado das gestões de mediação realizadas pela AGLP com o Governo municipal e o Governo Autónomo da Galiza.

O Sr. José Bastos manteve uma reunião com os porta-vozes dos grupos municipais e o Presidente da Câmara, Martiño Noriega, em que explicou a estrutura e funcionamento da UCCLA, bem como as vantagens da adesão de Santiago a esse organismo internacional, nomeadamente no âmbito do turismo, a promoção económica, cultural e institucional.

O Sr. Bastos, acompanhado pelo académico da AGLP Ângelo Cristóvão, foi recebido também em audiência pelo Presidente do Parlamento Autónomo, o Sr. Miguel Santalices, a quem transmitiu os cumprimentos do Secretário-Geral da UCCLA e entregou alguns presentes e publicações. Manteve ainda um encontro com o Secretário Geral de Política Linguística do Governo Autónomo da Galiza, Valentín García Gómez, acompanhado pelo académico Joám Trilho.

O fomento das relações com a UCCLA enquadra-se no programa da Comissão de Relações Internacionais da AGLP, para o desenvolvimento da Lei 1/2014, "Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia", aprovada por unanimidade dos deputados do Parlamento que fomenta, entre outras iniciativas, a integração de instituições galegas em organismos internacionais dos  países de língua oficial portuguesa.

 

Ler 767 vezes