terça, 05 julho 2016 00:00

Renovada a Comissão executiva da AGLP

 

A Comissão Executiva da Academia Galega da Língua Portuguesa foi renovada na reunião do passado dia 25 de junho, realizada na Casa da Língua Comum de Santiago de Compostela. Para a eleição reuniram 22 académicos, que aprovaram por unanimidade a seguinte composição: Presidente, Rudesindo Soutelo; Vice-Presidente, Ângelo Cristóvão; Secretário, Joám Evans Pim; Tesoureiro, Ângelo Brea; Vice-Secretário, Joám Trilho; Arquiveira-Bibliotecária, Concha Rousia.

O regulamento da AGLP indica que os cargos só podem manter-se na mesma função durante um período máximo de 8 anos. O presidente cessante, José-Martinho Montero Santalha, deixa de fazer parte da Executiva, sendo substituído por Rudesindo Soutelo, que assume a direção da Fundação AGLP. Também o professor Isaac Alonso Estraviz, até agora Vice-Presidente, deixa as suas responsabilidades para centrar-se na atualização do Dicionário Estraviz.

Nascido em 1952 em Tui, Galiza, Soutelo é compositor, mestre em educação artística e em ensino de música e professor de História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música de Braga. Membro fundador da AGLP, tem uma ampla obra musical publicada, bem como artigos sobre música erudita. Membro da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), entre as suas iniciativas culturais destaca o projeto editorial Arte Tripharia.

No mesmo dia o Pleno do Patronato da Fundação AGLP aprovou as contas anuais do exercício de 2015, em reunião ordinária. A renovação da direção da Fundação produziu-se em reunião extraordinária, convocada a tal efeito.

Ler 1010 vezes