quarta, 14 dezembro 2016 00:00

SEMINÁRIO «Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico»

SEMINÁRIO «Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico»

            A Academia Galega da Língua Portuguesa organiza o seminário «Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico», para dar a conhecer à comunidade académica e ao público em geral aspectos pouco conhecidos e divulgados do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em que participou uma Delegação de Observadores da Galiza (1986 no Rio de Janeiro, e 1990 em Lisboa) e que implicaram uma mudança na gestão das decisões na política linguística, o que poderá contribuir a compreender algumas das polémicas produzidas na sua aplicação.

 

            Para este fim convocou em Santiago de Compostela várias personalidades que intervieram na organização e realização das reuniões conducentes ao Acordo de 1990. São os professores Malaca Casteleiro e Fernando Cristóvão, da Academia das Ciências de Lisboa, e Isaac Estraviz e António Gil, da Academia Galega da Língua Portuguesa. A este elenco de protagonistas juntam-se o professor Rolf Kemmler, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Renato Epifânio, do Movimento Internacional Lusófono, e Ângelo Cristóvão e Joám Trilho, da Academia Galega da Língua Portuguesa.

 

            Com este evento pretende-se também divulgar aspectos significativos do relacionamento cultural luso-galaico, pôr em valor o papel histórico da Comissão Galega do Acordo Ortográfico e do seu presidente, José Luís Fontenla Rodrigues, nos Acordos Ortográficos de 1986 e 1990, bem como dar conhecimento do conteúdo da Doação Fontenla, património da cultura galega depositado na Fundação AGLP.        

 

            O seminário decorrerá o dia 20 de dezembro de 2016, terça-feira, dando início às 16.30 horas, na Casa da Língua Comum, rua de Emílio e de Manuel núm. 3, de Santiago de Compostela. Entrada livre.

 

 

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

 

«Galiza, Língua Portuguesa e Acordo Ortográfico»

 

 

PAINEL 1. Moderadora: Concha Rousia

 

16.30 João Malaca Casteleiro: «Coerência e irreversibilidade do Acordo Ortográfico de 1990

          e a longa travessia da sua implantação» 

 

16.50 Rolf Kemmler: «A utopia de um aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua

           Portuguesa (1990)»

 

17.10 Ângelo Cristóvão e Joám Trilho: «A Doação Fontenla e a Comissão Galega do Acordo

           Ortográfico da Língua Portuguesa»

 

17.30 Debate

 

18.00 Pausa para café

 

 

PAINEL 2. Moderador: Joám Evans Pim

 

18.30 Renato Epifânio: «O MIL, a Lusofonia e a Galiza | Apresentação da NOVA ÁGUIA 18»

 

18.50 António Gil Hernández: «A Delegação de Observadores da Galiza no Acordo Ortográfico»

 

19.30 Debate

 

20.00 Encerramento do Seminário

 

Ler 905 vezes