sexta, 12 maio 2017 00:00

VI Jornadas galaico-portuguesas de Pitões das Júnias

        Os próximos dias 13 e 14 de maio, vão ter lugar na vila de Pitões das Júnias as VI Jornadas galaico-portuguesas. Organizadas pela associação DTS – Desperta do Teu Sono, a Academia Galega da Língua Portuguesa e a Câmara Municipal de Montalegre. Será com um programa de alta qualidade com intervenientes como Francesco Benozzo ou linguista Marcel Otte, que falará sobre as origens da linguagem humana, com uma palestra subordinada ao título; “Speaking australopithecus: A new theory on the origins of the human languages”.

Por sua parte, o académico da AGLP Joám Evans Pim, antropólogo, jornalista, professor universitário, dissertará sobre o alfabeto Ogham, velho código céltico escrito, usado reconhecidamente nos países de língua gaélica e do que poderia haver algum indício no território da Céltica Kalláikia.

 

A palestra da corunhesa Iria Friné Rivera, historiadora da arte e fotógrafa, versará sobre “Celtismo: O amanhecer da estética moderna galega”. Joaquim Palma Pinto, proveniente de Lisboa, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e Doutor em filosofia pela Universidade de Évora

vai dar a conhecer um importante aspecto da filosofia ética céltica histórica e os seus vínculos com a ética espiritual que ainda vive nos homens e nas mulheres nem só galegos ou portugueses, masde todo o Ocidente.

 

O professor Benozzo vai deliciar o público com a sua arte musical de harpista de reconhecido mérito interpretando com a harpa celta e bárdica a sua obra “Uma viagem atlântica. Música desde as fronteiras célticas”.

 

O evento conta também com a participação da académica Maria Dovigo.

 

Programa:

Sábado 13 de Maio
1º Painel: Apresenta Maria Dovigo

10:00: Apresentação
10:30: Íria-Friné Ribera: “Celtismo: o amanhecer da estética moderna galega”
11:30: Joam Evans: “Ogham: apontamentos sobre uma escrita galaica”
12:30: Francesco Benozzo: Apresentação do livro “Speaking Australopithecus. A new theory on the origins of the human languages” (Francesco Benozzo & Marcel Otte)

13:30: Comida

2º Painel: Apresenta Maria Dovigo

16:30: Joaquim Palma Pinto: “Ética Espiritual Celta: valores intemporais para tempos atuais”
17:30: Mesa redonda: “A utilidade do Celtismo na Galiza e Norte de Portugal”
20:00: Música: Francesco Benozzo. “Uma viagem atlântica. Música desde as fronteiras célticas” (voz, harpa céltica e harpa bárdica).

22:00: Churrascada popular

 

Domingo 14 de Maio

10:00: Visita à aldeia desabitada de Juris (Castro habitado até a bem entrada a Idade Média) e ao Carvalhal de Porto da Laja (Antigo nemetão céltico).

13:00: Clausura

14:00: Comida de Irmandade

 

Para saber mais:

•      Facebook do evento.

•      Desperta do teu sono, Blogue

 

Ler 364 vezes