Junta Diretiva da Associação Cultural Pró AGLP

Junta Diretiva da Associação Cultural Pró AGLP (9)

quarta, 08 julho 2015 00:00

Presidente: Morell, Xosé Carlos

Xosé Carlos Morell

Nasceu em Vigo. Licenciado em Filologia galego-portuguesa e hispânica. Master en Direção Comercial e Marketing pola EN Caixanova, e em Direção Financeira e Contável pola Universidade Autónoma de Barcelona. Atualmente em negócios de exportação.

Padroeiro da Fundação Isla Couto, membro do Conselho da Editorial Galáxia, presidente da Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa. Foi Porta-voz no Parlamento da Galiza da ILP Valentim Paz Andrade para os vínculos da Galiza com a lusofonia aprovada e feita lei por unanimidade em 2013.

Mário J. Herrero Valeiro

Mário J. Herrero Valeiro nasceu na Crunha (Galiza) em 1968. É Licenciado em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela e Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade da Crunha. É Tradutor Juramentado de Português e tradutor profissional.

Como sociolinguista, publicou numerosos artigos e os livros Guerra de grafias, conflito de elites na Galiza contemporânea (Através Editora, 2011) e A normalização linguística, uma ilusão necessária. A substituição do galego e a normalização do espanhol na Galiza contemporânea (Através Editora, 2015).

Como poeta, é autor dos livros No limiar do silêncio. Poemas da estrangeirice (VII Prémio de Poesia Espiral Maior, Espira Maior 1999), Cartografia da Atrocidade (Edições Tema, 2001), A Vida Extrema (ArcosOnline, edição eletrónica, 2005), Outra Vida. 22 poemas, uma confissão e um esclarecimento (Através Editora, 2013) e Da vida conclusa (II Prémio de Poesia O Figurante e Prémio de Poesia Glória de Sant’Anna 2015, O Figurante Edicións, 2014) e do conjunto de poemas Espaços. Abismos (para uma leitura romântico-libertária do dous) (Agália n.º 79-80, 2004).

Ângelo José Brea Hernández

Ângelo José Brea Hernández

Nasceu em Santiago de Compostela. Licenciado em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela (1991) e em Filologia Galego-Portuguesa pela Universidade da Crunha (1992), é diplomado em Estudos Portugueses pela Universidade de Lisboa. Seguiu os cursos de doutoramento sobre "Teoria da literatura e literatura comparada" na Faculdade de Filologia de Santiago (1992-1993). Como professor titular, ministra aulas de Língua galega e Literatura. Defendeu com nota de sobresaliente a memória de Licenciatura: Os descordos galegoportugueses (Exame do córpus, critérios de classificação e análise comparativa com os descordos provençais e franceses) (1998).

Participou no II Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza (Ourense, 1987); coordenador, no I Encontro de Estudantes e Intelectuais da Galiza e Portugal. Encontro da Lusofonia (Ourense, 1988); coordenador, no I Encontro da Lusofonia (Casa do Brasil, Madrid, 1988); no Seminário sobre Orientações Actuais da Teoria da Literatura (Universidade do Minho, 1988); no Simpósio Celso Emílio Ferreiro (Santiago de Compostela, 1989); no 2.o Encontro de Jornalistas e Escritores da Bairrada (1989); responsável do seminário Sociolinguística e didáctica da língua, na VI Escola Europeia de Verão (Santiago de Compostela, 1990); na Audition internationale sur la Planification Linguistique (Ourense, 1991); no Seminário de Filosofia e Cultura Lusófona (Aljustrel, 1991); secretário e coordenador geral, no I Congresso Internacional de Literaturas Lusófonas (1991); no I International Seminar on Language Planning (Santiago de Compostela, 1991); no Simpósio Internacional Mulher e Cultura (Universidade de Santiago, 1992); secretário e coordenador geral, no Congresso Internacional da Língua Portuguesa no Mundo (Universidade de Santiago - Universidade do Minho, 1992); no Simpósio Internacional O Cantar dos Trovadores" (1993); Secretário Geral, no Congresso Internacional de Língua, Cultura e Literatura Lusófonas (Santiago de Compostela, 1994); como secretário e coordenador geral, no III Congresso Internacional de Literaturas Lusófonas (Santiago de Compostela, 1995); no Encontro Galego no Mundo – Latim em pó (Santiago de Compostela, 2000), entre outros.

Além de artigos em diversas publicações, publicou: Livro do Caminho, poemário, in Cadernos do Povo, Pontevedra-Braga, 1989; «Poemas» in Mátria da Palavra. Antologia de poetas galego-lusófonos, Cadernos do Povo, n.o 15-18, 1990, pp. 56-59; Diário de um poeta maldito, de José Fernandes, na coleção de poesia 5+2 = 8 e Aos 4 ventos, Pontevedra, 1994. (25 exemplares numerados e assinados pelo autor); O país dos nevoeiros, (poemas I-XX) in Antologia de Poesia Lusófona, Cadernos do Povo, n.o27-34 (1993-1994), Pontevedra-Braga, pp. 243-270; Queixumes dos Pinheiros e outros poemas de Eduardo Pondal, in Cadernos do Povo, 1996: «Temas da poesia de Eduardo Pondal», pp. VII-XXXVII; edição de Queixumes dos Pinos de Eduardo Pondal, em versão portuguesa, anotada e comentada, pp. 5-167; Edição anotada e versão portuguesa de Cantares Galegos, de Rosalia de Castro, in Cadernos do Povo, 1999; O país dos nevoeiros, col. Espiral Maior, Crunha, 2005.

quarta, 08 julho 2015 00:00

Secretária: Veiga Durán, Irene (1966)

Irene Veiga Durán

Nasceu em 15 de janeiro de 1966. Na atualidade trabalha como mestra de Primária na cidade de Ourense.

Tem participado em diferentes organizações de âmbito linguístico e sociocultural:

  • Casa da Xuventude de Ourense, nos anos oitenta.

  • Membro da Diretiva da Asociación Cultural Auriense, nos noventa.

  • Associação Cultural “ A Gente da Barreira” de Ourense, na primeira metade da década dos noventa.

  • Membro fundador do MDL (Movimento Defesa da Língua) no ano 1996. Foi eleita secretária de organização deste movimento.

  • Membro fundador da Coordenadora Galega de Roteiros (1998-2008).

  • Secretária da Assembleia da Língua (2002).

  • Presidenta da Associação Cultural "A Esmorga" de Ourense a finais da década de 2000.

  • Membro fundador da A.C. Pró-AGLP (Pró Academia Galega da Língua Portuguesa) no ano 2007.

  • Presidenta da Pró-AGLP (2011-2014).

quarta, 08 julho 2015 00:00

Vogal: Fernández de Córdoba, Paloma

Paloma Fernández de Córdoba

Nasceu em Ponte Vedra e formou-se em Filologia Galego-Portuguesa na Universidade de Compostela. Completou conhecimentos em Língua Portuguesa nas Escolas de Línguas de Vigo e Vila Garcia primeiro e na Universidade de Coimbra e na Clássica de Lisboa depois, onde tirou o nível C2 de português.

Atualmente é professora de Língua e Literatura Galegas no ensino secundário. É membro da Associação Docentes de Português da Galiza. É membro da Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa em que fez parte do Conselho Diretivo, ocupando os cargos de vicepresidenta entre 2011 e 2014 e presidenta em 2015.

Colabora como corretora linguística em revistas digitais como Opúsculos das Artes, dirigida por José Luís do Pico Orjais. assim como noutras iniciativas editoriais. Fez parte da Comissão Promotora da ILP Valentim Paz-Andrade

quarta, 08 julho 2015 00:00

Vogal: Seoane Dovigo, Maria (1972)

Maria Seoane Dovigo

Maria Seoane Dovigo nasceu na Corunha em 1972. É licenciada em Filologia Hispânica pela Universidade da Corunha. Entre 1995 e 1997 seguiu os cursos de doutoramento do departamento de Filologia Espanhola e Latina da mesma universidade. Desde 2000 reside em Portugal, onde é professora de Espanhol/língua estrangeira no sistema público de ensino.

Colabora em diferentes meios da Galiza e Portugal com artigos de opinião e de divulgação das culturas lusófonas. Tem publicado poesia em livros coletivos e revistas na Galiza e em Portugal.

quarta, 08 julho 2015 00:00

Vogal: Vázquez Nogueiras, Noemi (1982)

Noemi Vázquez Nogueiras

Nasceu em 23 de agosto de 1982. É licenciada em Filologia Galega e em Filologia Portuguesa pola USC, tem um mestrado em Serviços Culturais também pela USC. Em 2005 começa a dar aulas de português para academias, sindicatos, associações e na Universidade de Vigo-Câmpus de Ourense. Também fez traduções e foi docente dos Ops (O português Simples) .

Desde 2002 está envolvida no ativismo linguístico e cultural com diferentes responsabilidades no MDL (Movimento Defesa da Língua), na Associação Cultural "A Esmorga" de Ourense, na Pró- AGLP e na AGAL.

Tem organizado eventos culturais como o “Português Perto, aquelas nossas músicas”, que vai pola V edição, na Universidade de Vigo-Campus de Ourense; ou o Festival "Estou Lá", dentro dos Colóquios da Lusofonia, realizados em Ourense em outubro de 2012.

Em 2011 constrói e abre com um sócio a taberna cultural "A Corte dos Bois" em Santa Ana (Sandiás - A Límia), chegando a ser um local de referência cultural. Em agosto de 2014 inaugura um novo local cultural em Vilar de Santos (A Límia) "A Arca da Noe".

quarta, 08 julho 2015 00:00

Vogal: Tubio, José (1979)

José Tubio

Nasceu nas Terras de Barbança em 1979.

Tem sido Secretário e Tesoureiro da AC-Pró AGLP. Como secretário participou na redação dos Estatutos da Academia e registo perante o Ministério de Cultura espanhol. Entre outras atividades de promoção da língua e defesa da sua unidade, fez parte da Comissão Promotora de Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade.

Francisco Manuel Paradelo Rodríguez, "Xico"

Francisco Manuel Paradelo Rodrigues, "Xico"

Nasceu em Ourense. Autor e dinamizador de banda desenhada, iniciou o seu trabalho neste âmbito com o reconhecido coletivo Frente Comixário em 1989.

Desde aquela participou na organização das Xornadas de Banda Deseñada de Ourense ou no I Encontro de Debuxantes Galegos entre outras iniciativas.

Fundador da publicação BD Banda, é também um dos autores da guia didática e mais da exposição As bases da banda, que compila propostas didáticas arredor da banda desenhada e que está na atualidade a se distribuir por centros de ensino e bibliotecas. Militante da cultura e ativista também do humor gráfico é um dos autores da História da Língua em Banda Desenhada, em colaboração com o Grupo Reintegracionista Meendinho.

Tem colaborado em diferentes publicações de humor e BD, tais como XO, O Pasquim, ou Retranca. Também é membro de diferentes movimentos sociais e culturais, como A Gente da Barreira ou a Coordenadora Galega de Roteiros, sendo um dos fundadores do Movimento Defesa da Língua.