Anexos do Boletim da AGLP (3)

Vocabulário Ortográfico da Galiza apresentado na ACL

O académico António Gil foi o encarregado de apresentar na Academia das Ciências de Lisboa o Vocabulário Ortográfico da Galiza (VOG), dentro do encontro subordinado ao título "A Língua Portuguesa nos dias de hoje", organizado pelo Instituto de Lexicografia e Lexicologia da Língua Portuguesa.

O presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Sr. Artur Anselmo, elogiou o trabalho da AGLP, salientando a importância desse contributo para o enriquecimento do acervo comum da língua nascida na velha Gallaecia.

O VOG é um trabalho da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da AGLP coordenada pelo académico Carlos Durão, editor do volume, que coloca a Galiza ao nível dos outros países e territórios de língua portuguesa, acompanhando o processo de elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum, projeto derivado do Acordo Ortográfico de 1990 em que participou uma Delegação de Observadores da Galiza, formada por José Luís Fontenla e António Gil. Com mais de 154.000 entradas e 630 páginas impressas, inclui o léxico propriamente galego, incluindo por exemplo a fauna e flora galegas, bem como os topónimos, antropónimos, gentílicos, etc., mais peculiares da Galiza, nela incluída a Galiza estremeira. Tudo isto junto com o corpus geral da língua, num amplo vocabulário patrimonial, deixa fora só aquele vocabulário mais peculiar dos outros países lusófonos.

O evento foi o palco para a receção do escritor brasileiro Domício Proença Filho como novo académico correspondente da ACL, quem na sua intervenção lembrou as origens da sua vocação como escritor e animou o reforçar as relações entre a Academia Brasileira de Letras, de que é presidente, e a Academia das Ciências de Lisboa.

A livraria Andel em Vigo (Camélias, 12) acolhe hoje, 20 de outubro de 2015, pelas 20h00 a apresentação de Etimologias Obscuras ou Esconsas. Apelativos, Antropónimos e Topónimos da autoria de Higino Martins Esteves, académico da Academia Galega da Língua Portuguesa. Além do autor do livro estará presente o também académico José Manuel Barbosa.

Capa de Galiza: Língua e Sociedade (XIV Ensaios)
Galiza: Língua e Sociedade (XIV Ensaios)
Anexo 1 do Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa
 

Organização: António Gil Hernández

Promove: Associação de Amizade «Galiza-Portugal»

Edição: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Castelão, nº 27 - 15900 Padrão, Galiza

ISBN: 84-88849-20-6

Depósito Legal: 290635-09

Conteúdos:

0. Seção Prologal. - António Gil Hernández, da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (p. 13)

1. Seção Primeira. - Para uma História de Iruinean Sortua: Comentário à Declaração de Pamplona (1983). Lluís V. Aracil, Sociólogo e colaborador do I.E.L-G (p. 17)

2. Seção Segunda. - O Paradoxo do Pioneiro ou o Contributo de Lluís V. Aracil à Sociolinguística. Josep J. Conill, Sociólogo e colaborador do I.E.L-G (p. 37)

3. Seção Terceira. - Sociolinguística: Revolução e Paradigma. Lluís V. Aracil, Sociólogo e colaborador do I.E.L-G (p. 53)

4. Seção Quarta. - Uma Após-História de Iruinean Sortua (1993). António Gil Hernández, da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (p. 65)

5. Seção Quinta. - Inquéritos Sociolinguísticos na Galiza Espanhola. Ângelo Cristóvão Angueira, da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (p. 95)

6. Seção Sexta. - Linhas Discursivas: As Elites e a Luta pelo Poder Simbólico, mas Também Real sob Forma Guerra de Grafias. Mário Herrero Valeiro, do Instituto Luso-Galaico «M.R.L.-R.C.C.» (p. 115)

7. Seção Sétima. - Caracterização Sociolinguística da Comunidade Linguística da Galiza: Âmbitos de Análise do Bilinguismo Galego. Mário Herrero Valeiro, do Instituto Luso-Galaico «M.R.L.-R.C.C.» (p. 141)

8. Seção Oitava. - A Interpretação Social das Reivindicações Linguísticas. Miroslav Hroch, Professor de História na charles University - Praga (p. 159)

9. Seção Nona. - Um Texto Programático: Manuel Murguia e a Nova Literatura da Nação. Notas sobre o "Discurso Preliminar" do Diccionario de Escritores Gallegos (1862). Ernesto Vázquez Souza (p. 189)

10. Seção Décima. - O Uso do Til no Português da Galiza. A Tradição Escrita. Miguel Cupeiro Frade (p. 221)

11. Seção Undécima. - O Uso do Til no Português da Galiza. A Correspondência Suficiente com os Falares Galego-Portugueses. Miguel Cupeiro Frade (p. 251)

12. Secção Duodécima. - Algumas Vias de Explicação: Dimensão Psico-Sociológica. Carlos Durão, da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (p. 285)

13. Seção Décimo Terceira. - O Dr. De Bono e o Pensamento Lateral. Carlos Durão, da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (P. 303)

14. Seção Décimo Quarta. - La Questione Della Lingua: Introdução e Bibliografia. Ângelo Cristóvão, Secretário da Associação de Amizade «Galiza-Portugal» (p. 327)

Data de lançamento: abril de 2009

Número de páginas: 268

Pode solicitar o Galiza: Língua e Sociedade (XIV Ensaios) escrevendo para pro[@]academiagalega.org