Logo

Lançamento do sítio web e vídeo das conferências

Pró-AGLPÂngelo Cristóvão (*) - A Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa, criada o 1º de Dezembro de 2007, disponibiliza o vídeo mais a transcrição das conferências de 8 de Outubro, protagonizadas polos académicos Evanildo Bechara, da ABL, e Malaca Casteleiro, da ACL. Estes conteúdos, e outros que iremos produzindo, estão acessíveis neste novo sítio web.

Julgamos de grande interesse a difusão destes textos, verdadeiro exemplo da ideia que os promotores temos da Academia como motor de integração da Galiza na lusofonia, valorização da língua e divulgação cultural.

Naturalmente, estamos acostumados a ver no nosso contexto outros modelos académicos, em geral, como entidades com escassa margem de operação, subordinadas às políticas dos estados, o que se traduz num funcionamento lento, redução de eficácia e dificuldades no relacionamento com o entorno cultural, de que deveria ser um reflexo.

Consideramos que, no nosso caso, outro modelo é possível e necessário. Pretendemos uma instituição nacional galega criada por iniciativa da sociedade civil, independente dos organismos do estado. Uma AGLP presidida por princípios de responsabilidade e rigor no trabalho, integrada por aquelas pessoas que mais têm apoiado a lusofonia galega, através de diversas formas como a docência, a investigação, a criação literária ou o ativismo cultural. Uma entidade que recupere e ponha em valor o nosso património linguístico e literário, ora maltratado, ora esquecido, ora deturpado.

Os leitores podem comprovar como os académicos Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, e Malaca Casteleiro, da Academia das Ciências de Lisboa, já manifestaram o seu apoio à criação da nova Academia, que pretendemos constituir em 2008. Outras entidades darão a sua aprovação e começarão, logo que possível, o intercâmbio de publicações.

Como presidente da Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa e em nome da Junta Diretiva, desejo manifestar o nosso compromisso no projeto e solicitar a colaboração dos leitores em qualquer das formas possíveis.

Ver vídeo das conferências

  Descarregar transcrição em PDF

(*) Presidente da Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa.

Mais info:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica