Guerra da Cal homenageado pela Academia Galega da Língua Portuguesa

I Colóquio Guerra da Cal / III Seminário de Lexicologia

A seguir realizou-se o III Seminário de Lexicologia

Os passado 11 de outubro teve lugar em Compostela o Colóquio Guerra da Cal, jornada de palestras dedicadas ao conhecimento e difusão do inteletual ferrolano, Ernesto Guerra da Cal, com motivo do aniversário do seu nascimento em 19 de dezembro de 1911.

O evento, que foi aberto pelo presidente da Academia, José-Martinho Montero Santalha, decorreu durante a manhã com as palestras do Prof. Joel Gomes, do Prof. Carlos Durão e do Prof. Enric Ucelay-Dacal, filho do homenageado. Na tarde, os convidados oradores foram a Prof.ª Maria do Carmo Henríquez Salido, o Prof. Xosé Luís Franco Grande e o Prof. José Luís do Pico Orjais. Trataram-se temas referentes ao amplo trabalho de Guerra da Cal no âmbito do reintegracionismo galego e da literatura portuguesa, especialmente em Eça de Queirós, explicou-se a sua poesia, falou-se da sua pessoa no nível da relação familiar e do seu interesse sobre a música e os poemas dele que foram musicados.

No dia a seguir, 12 de outubro, a Academia Galega realizou o seu III Seminário de Lexicologia, a decorrer no mesmo lugar que o Colóquio do dia anterior, na rua do Vilar, sede da Fundação Caixa Galicia, em Compostela. Os oradores convidados apresentaram os últimos trabalhos em léxico e desenvolveram-se novas reflexões sobre o Acordo Ortográfico e a norma galega do português. O Prof. José-Martinho Montero, em representação da Academia Galega, o Prof. Evanildo Cavalcante Bechara, em representação da Academia Brasileira de Letras e o Prof. João Malaca Casteleiro, da Academia das Ciências de Lisboa, abriram o evento da manhã, que foi seguido, já na tarde, da palestra do Prof. José Pedro Ferreira, em representação do Instituto de Linguística Técnica e Computacional, ILTEC, e de duas mesas redondas, formadas por membros da Academia.

Na primeira mesa redonda participaram entre os ainda não nomeados o Prof. Isaac Alonso Estraviz e o Prof. António Gil Hernández, em que se trataram temas do léxico e o dicionário Estraviz. Na segunda mesa redonda, os professores Ernesto Vasques Souza e Ângelo Brea Hernández realizaram a apresentação dos dous novos volumes da coleção Clássicos da Galiza, que a AGLP edita em parceria com Edições da Galiza. O professor Celso Álvarez Cáccamo e Vítor Manuel Lourenço Peres realizaram, para encerrar o ato, a apresentação em primícia do Arquivo Digital da AGLP.

A seguir iniciamos a publicação das entrevistas que sobre a figura de Guerra da Cal se realizaram durante a primeira jornada do evento.

Pode ler-se uma resenha do Prof. Carlos Durão no site A Viagem dos Argonautas.

×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time