Logo

Seminário de Lexicologia da AGLP

Academia Galega da Língua Portuguesa

O repto dos vocabulários ortográficos

Data: 5 de outubro de 2009

Lugar: Fundação Caixa Galicia. Rua do Vilar, 19, Santiago de Compostela.

Destinado a professores, investigadores e estudantes de língua.

Inscrição prévia através do e-mail secretaria[@]academiagalega.org; através do tel. (+34)667628090; através do fax (+34)981811967

Horário

09h30 Recepção aos participantes
10h00 Ato de Abertura
10h30 Comunicações da manhã
14h30 Jantar
16h00 Comunicações da tarde
19h00 Encerramento do Seminário

 Objetivos

Analisar a situação, perspetivas e problemática da elaboração dos Vocabulários Ortográficos, no contexto da aplicação do Acordo Ortográfico.

Oferecer aos assistentes um panorama atual dos estudos de lexicologia. Apresentar os trabalhos da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da AGLP. Favorecer o intercâmbio de conhecimentos e projetos, criando um clima de colaboração.

 Oradores

Prof. Adriano Moreira, Vice-Presidente da Academia das Ciências de Lisboa e Presidente da Classe de Letras

Prof. Álvaro Iriarte Sanromán, AGLP e Universidade do Minho

Prof. Artur Anselmo, Presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da ACL e Vice-Presidente da Classe de Letras

Prof. Evanildo Bechara, Academia Brasileira de Letras

Prof. Isaac Alonso Estraviz, Vice-Presidente da AGLP

Prof. João Malaca Casteleiro, Academia das Ciências de Lisboa

Prof. José-Martinho Montero Santalha, Presidente da AGLP

Prof.ª Mª Francisca Xavier, Universidade Nova de Lisboa Prof.ª Mª Lourdes Crispim, Universidade Nova de Lisboa

Resumo dos conteúdos

As jornadas começam às 09h30, após a abertura do secretariado e entrega de materiais, com a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a AGLP e a Universidade Aberta. Excelentíssimo Sr. Reitor, Professor Doutor Carlos Reis, e o Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa, Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, apresentarão a oferta educativa da Universidade Aberta.

Os aspetos fundamentais do documento referem a colaboração na investigaçom, a valorização da língua portuguesa, e a difusão da oferta académica da Universidade Aberta. A este respeito, o presidente da AGLP referiu que esta colaboração vai contribuir a visibilizar a situação do português da Galiza, e facilitar o acesso dos estudantes galegos ao ensino superior, não presencial, na sua língua.

Imediatamente a seguir, às 10h00 terá lugar o Ato de Abertura, com os Professores Martinho Montero da Academia Galega da Língua Portuguesa, Adriano Moreira e Malaca Casteleiro da Academia das Ciências de Lisboa, Evanildo Bechara da Academia Brasileira de Letras e autoridades. Atuará em qualidade de moderador Ângelo Cristóvão.

A primeira sessão começa às 10h30 com a palestra "Léxico da Galiza para os dicionários comuns da língua portuguesa: problemas e possíveis critérios de seleção", ministrada por Montero Santalha. Após esta primeira intervençom, Adriano Moreira falará dos "Temas da implantação e preservação da língua" e Evanildo Bechara analisará os "Passos na implantação do Acordo Ortográfico no Brasil". A seguir, às 12h00, realizará-se um debate entre os oradores e os assistentes que quisserem participar.

Com uma pausa para o café de por meio, começará a segunda sessão, em que Artur Anselmo explicará "História dos Vocabulários da Língua Portuguesa editados em Portugal (1866-1970)". Às 13h30 Álvaro Iriarte Sanromán falará sobre "O Dicionário de Espanhol-Português como ferramenta para a codificação do português da Galiza". A seguir realizará-se um debate e haverá um tempo para o almoço.

A terceira sessão terá como protagonistas aos professores João Malaca Casteleiro, que falará dos "Critérios para a elaboração do Dicionário Ortográfico de Pronúncias", às 16h00; e Isaac Alonso Estraviz, que falará do "Dicionário Eletrónico Estraviz", por volta das 16h30.

A última sessão está marcada para 17h30. Maria Francisca Xavier falará do "Dicionário do Português Medieval - Fontes e elementos lexicais galegos - (I)". Na mesma linha do anterior, às 18h00, Maria de Lourdes Crispim continuará a falar do "Dicionário do Português Medieval - Fontes e elementos lexicais galegos - (II)"

Finalmente, às 19h00 procederáse ao acto de encerramento do Seminário, em que participarão os Professores José-Martinho Montero Santalha (AGLP), Adriano Moreira e Malaca Casteleiro (ACL), Evanildo Bechara (ABL) e autoridades.

Mais info:

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica