Logo

«A Academia Galega da Língua Portuguesa é a verificação da procura marinhana»

Professor António Gil Hernández

Disponibilizamos texto em formato PDF da conferência dada
pelo professor Gil Hernández na Corunha

Perante um interessado público, o professor António Gil Hernández falou no passado dia 25 de janeiro no ciclo Língua, Literatura e Naçom, organizado pela Agrupaçom Cultural O Facho da Corunha. A sua conferência esteve voltada para a figura de Jenaro Marinhas del Valle e a relação da lusofonia na sua poética, com a Academia Galega da Língua Portuguesa como verificação da procura marinhana.

A exposição do atual secretário da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Galega iniciou com uma breve introdução contextuadora; a seguir analisou o poemário Invenção do Mar, no qual Marinhas brinca com poetas lusófonos de diferentes épocas e lugares; e finalizou mostrando os frutos dos trabalhos e dos dias lusofónicos de dom Jenaro: A comissão para a integração da Galiza no Acordo Ortográfico e outras entidades mormente reintegracionistas além de, como dito acima, a própria Academia Galega da Língua Portuguesa.

Na sua palestra o professor Gil Hernández mostrou a existência do profundo convencimento por parte de Jenaro Marinhas del Valle de que o galego e o português são variantes ou maneiras de falar uma mesma Língua, hoje de costas por razões políticas -não lingüísticas ou culturais- que estão a afastar estas duas maneiras de se expressar na mesma Língua. Umha vez findada a sua exposição houve um interessante colóquio com os assistentes.

A Agrupaçom Cultural O Facho acabou por disponibilizar o áudio da conferência no seu blogue; da Academia Galega disponibilizamos, como complemento, o texto desta em formato PDF.

Ouvir áudio da conferência

Descarregar áudio em MP3 | Descarregar áudio em OGG
Descarregar texto em PDF

Academia Galega 2020 - Desenho web eomatica