Monthly Archive

2012

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 68 of our articles broken down into Months and Years.
Info Atualidade
AdminWeb
3141

AGLP assina dous novos protocolos de cooperação

A Academia Galega da Língua Portuguesa acaba de assinar 2 novos protocolos de cooperação, com a Academia Internacional de Direito Linguístico - The International Academy of Linguistic Law, com s read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4192

Academia publica Clássico número 6 "Viqueira: Obra Seleta"

Johán Vicente Viqueira: Obra Seleta constitui o volume 6 da Coleção Clássicos da Galiza, obra ao cuidado do académico António Gil Hernández. Adaptada ao Acordo Ortográfico, inclui um texto de Je read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3188

Contributos de Galiza, Brasil, EUA, Canadá e Valência num livro-homenagem

Joám Manuel Araújo (*) - Em maio deste ano, um grupo de docentes e estudantes do Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela organizaram um concerto alicerçado em música pa read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3153

Conferência do académico correspondente Prof. Evandro Vieira Ouriques

Prof. Evandro Vieira Ouriques | Foto: Estelita de Amorim Ouriques Subordinada ao título «Psicopolítica e Emancipação Intercultural: A questão Galiza, Brasil e Lusofonia», terá luga read more..

Boletim da AGLP
AdminWeb
8060

Boletim da AGLP nº 5 - 2012

Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa Número 5 - 2012   Diretor: António Gil Hernández Subdiretor: José-Martinho Montero Santalha Secretário: Ângelo Cristóvão Edição: Iolanda Mato Cre read more..

Outras Publicações
AdminWeb
4076

A Música de Seis Poemas Universais de Ernesto Guerra da Cal

A Música de Seis Poemas Universais de Ernesto Guerra da Cal Isabel Rei Samartim José Luís do Pico Orjais Joám Trilho   Patrocina: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Castelão read more..

Clássicos da Galiza
AdminWeb
4049

Volume 5: "Proel e o Galo" de Luís G. Amado Carvalho

Proel e o Galo e poesia e prosa galega completa Luís G. Amado Carvalho Descarregar Coleção "Clássicos da Galiza": Volume 5 Promove: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Cast read more..

Clássicos da Galiza
AdminWeb
4911

Volume 4: "Folhas Novas" de Rosalia de Castro

Folhas Novas Rosália de Castro Descarregar Coleção "Clássicos da Galiza": Volume 4 Promove: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Castelão, nº 27 - 15900 Padrão, Galiza read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
3947

"Multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas"

O dia 22 de novembro às 20:00 horas fazer-se-á sob a palavra de ordem "multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas" mais uma apresentação pública da Iniciativa Legislat read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3768

Nova publicação da Academia Galega

O académico Ramom Reimunde Norenha vai apresentar o volume 7 da Coleção Clássicos da Galiza, sob o título Leiras Pulpeiro: Poesias Completas, em edição com prólogo do professor Bernardo Penabade read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4197

Vídeo-resumo da sessão solene de posse dos académicos correspondentes da AGLP

Em sessão solene, no dia 5 de outubro de 2012, tomaram posse como académicos correspondentes da AGLP os professores Malaca Casteleiro, Chrys Chrystello, Evandro Vieira, Evanildo Bechara read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4051

Crónica do XVIII Colóquio da Lusofonia (Ourense, Galiza, 5-7 de outubro de 2012)

Maria Seoane Dovigo - Entre os dias 5 e 7 de outubro celebraram-se pela primeira vez na Galiza os Colóquios da Lusofonia, na sua XVIII edição, organizados pela Associação Internacional dos Col read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4266

Crónica de Estou Lá - Músicas da Lusofonia

Xurxo Nóvoa Martins - "Estou Lá" foi uma grande festa musical dentro dos XVIII Colóquios da Lusofonia organizados pola AILC (Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia) a Academ read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3360

"O galego chave para os teus negócios no mundo"

Xosé Morell - O dia 3 de outubro de 2012 é já um dia histórico para todos os galegos e galegas que achamos que o nosso idioma é o mesmo do que falam mais de 200 milhões de pessoas no mundo, fa read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4825

Academia Galega da Língua Portuguesa recebe novos académicos correspondentes

O próximo dia 5 de outubro de 2012 terá lugar na cidade de Ourense a cerimónia de posse dos novos académicos correspondentes da Academia Galega da Língua Portuguesa. O ato reveste uma especial read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4165

Festival "ESTOU LÁ". Músicas da Lusofonia

O Festival  “Estou Lá” faz parte da programação dos XVIII Colóquios da Lusofonia, os dias 5, 6 e 7 de outubro de 2012 no Audiório Municipal, organizados pola AILC (Associação read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3508

A Música de seis poemas universais de Ernesto Guerra da Cal

A editora “Dos Acordes” vem de publicar sob o patrocínio da Academia Galega da Língua Portuguesa “A Música de Seis Poemas Universais de Ernesto Guerra da Cal” (1911-1994) read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4534

Léxico da Galiza já no Wikcionário

O Wikcionário, um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia, conta desde já com o vocabulário do Léxico da Galiz read more..

XVIII Colóquio da Lusofonia
AdminWeb
4148

Galiza acolherá XVIII Colóquio da Lusofonia

O XVIII Colóquio da Lusofonia terá lugar em Ourense de 5 a 7 de outubro, com a participação de vários oradores galegos, portugueses e brasileiros. Entre outros os galegos Alexandre Banhos, Ade read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4491

Academia Galega apresenta três novas publicações

A Academia Galega da Língua Portuguesa apresenta 2 novos números da Coleção Clássicos da Galiza: Folhas Novas e Proel e o Galo, e A música de seis poemas universais de Ernesto Guerra da Cal. O l read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3600

«Nântia e a Cabrita d'Ouro», novo romance juvenil de Concha Rousia

ATRAVÉS|EDITORA, chancela editorial da Associaçom Galega da Língua (AGAL), oferece desde já Nântia e a Cabrita d'Ouro, um romance juvenil ambientado num mundo fantástico, cuja autora é a escrito read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3394

Re-estruturada a direção da Fundação e Academia Galega da Língua Portuguesa

Em reuniões produzidas o passado sábado 30 de junho em Santiago de Compostela, a Fundação e Academia Galega modificaram a composição da sua direção. José-Martinho Montero Santalha assumiu a pr read more..

Comissões da AGLP
AdminWeb
2933

Comissão Executiva

Em sessão da Academia Galega da Língua Portuguesa, realizada o passado sábado dia 25 de junho de 2016, o pleno elegeu a sua nova Comissão Executiva com os seguintes cargos: ... read more..

Órgãos de Governo
AdminWeb
10782

Comissão Executiva do Patronato da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa

Órgãos de Governo  JUNTA EXTRAORDINÁRIA DE 1 DE AGOSTO DE 2020, 28º PLENO DA AGLP Convocado em devida forma e tempo, e reunido o Pleno da AGLP, na Casa da Língua Comum, na rua de Emílio e de Manuel ... read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
4563

Parlamento aceita a trâmite a Iniciativa Legislativa Popular “Paz-Andrade” para promover a língua portuguesa e os vínculos com a Lusofonia

O Boletim Oficial do Parlamento da Galiza publicou esta semana o acordo tomado pola Mesa do Parlamento da Galiza no passado dia 25 de junho, em que resolveu admitir a trámite a proposta de lei read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3641

Edição 2012 do Festival éMundial decorre em Vigo

A Pró Academia colabora com a Associaçom Galega da Língua (AGAL) na organização do festival éMundial, evento para mostrar que a língua da Galiza é assim, «mundial». As atividades read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3935

Protocolo de cooperação e de apoio recíproco entre a Academia Galega e a SIPLE

Com data de 14 de maio de 2012, foi assinado protocolo de cooperação e de apoio recíproco entre a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) e a Sociedade Internacional de Português Língua Estr read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
4731

Crónica audiovisual da homenagem do Dia das Letras

O portal Galiza Contrainfo acaba de divulgar uma crónica audiovisual do ato comemorativo do Dia das Letras Galegas que teve lugar no passado dia 17 de maio no Centro Social A Revolta (Vigo), sob read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
7433

Paz-Andrade e a língua portuguesa da Galiza

  Este artigo, publicado originariamente com o mesmo título na revista Agália (núm. 51: outono de 1997, pp. 287-296), reproduz a intervenção de José-Martinho Montero Santalha, presidente d read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
4854

Apresentam Iniciativa Legislativa Popular “Paz-Andrade” para promover a língua portuguesa e os vínculos com a Lusofonia

Esta manhã foi apresentada no registro do Parlamento da Galiza uma Proposta de Lei por Iniciativa Legislativa Popular que leva o sobrenome do homenageado do Dia das Letras Galegas: Valentim Pa read more..

Resultados 1 - 30 de 68
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time