Monthly Archive

2013

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 34 of our articles broken down into Months and Years.
Info Atualidade
AdminWeb
2881

Geraldo Cavalcanti é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Poeta e tradutor substitui Ana Maria Machado a partir de 19 de dezembro. Pernambucano, membro da ABL desde 2010, substitui Ana Maria Machado, que dirigiu a ABL nas duas últimas gestões e foi a s read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2480

Através publica as 'Conversas com Isaac Alonso Estraviz' de Bernardo Penabade

Durante vários anos, Bernardo Penabade manteve um alargado diálogo com o lexicógrafo Isaac Alonso Estraviz ao que agora podemos aceder através das Conversas com Isaac Alonso Estraviz. Dous read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2871

II Festival "Estou Lá". Músicas da Lusofonia em Ourense

Sexta-feira, 22 de novembro, na Vento do Sul e no Bar Faíscas Sexta-feira, 22 de novembro, terá lugar em Ourense a 2ª Edição do Festival Estou Lá. Músicas da Lusofonia. Este evento está or read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3011

Comunicação do académico Joám Evans Pim na II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

A AGLP publica o texto da intervenção do académico Joám Evans Pim e Iolanda Mato Creo (Universidade de Vigo), apresentada o dia 29 de outubro em Lisboa, na sessão sobre «Política read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3380

Diretor executivo do IILP recebido polo Parlamento da Galiza

  A Presidente do Parlamento da Galiza recebeu ontem, 7 de novembro, o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Gilvan Müller de Oliveira, em ato oficial. A este read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3104

Prémio MIL Personalidade Lusófona 2013 para o galego Ângelo Cristóvão

Depois de já ter premiado Lauro Moreira, Ximenes Belo, Adriano Moreira e, mais recentemente, Domingos Simões Pereira, ex-secretário-executivo da CPLP, o Movimento Internacional Lusófono (MIL read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2800

Apresentação em Lisboa do Parecer da Comissão ILP Paz-Andrade

Hoje, dia 29 de outubro, será apresentado publicamente o Parecer da Comissão Promotora da ILP Paz-Andrade durante a II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, org read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2658

II Conferência Internacional sobre o futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

A II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, subtitulada Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação, terá lugar de 29 a 3 read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2770

Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP

No próximo 11 de outubro terá lugar em Faro a conferência "Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP", organizada pelo Observatório da Língua Portuguesa. A AGLP é apoiante do evento, a read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3295

Publicação da versão digital d' "As Tribos Calaicas - Proto-História da Galiza à Luz dos Dados Linguísticos"

O Instituto Galego de Estudos Célticos (IGEC) acaba de disponibilizar através da rede a versão digital do livro As Tribos Calaicas - Proto-História da Galiza à Luz dos Dados Linguísticos. read more..

Info Atualidade
AdminWeb
5876

Carlos Durão: "A língua é também nossa, mas não é só nossa"

Vídeo-resumo da entrevista ao académico Carlos Durão Carlos Durão é o novo coordenador da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Galega da Língua Portuguesa. Em reunião do Ple read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4054

Vocabulário galego também no FLiP 9

Já está disponível o FLiP 9, o pacote de correctores e dicionários da Priberam. Inclui, como a versão anterior, vocabulário complementar da Galiza bem como do resto dos países lusófonos (além read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2580

Apresentação da "Obra Seleta de Johán Viqueira" em Arteijo

Na próxima sexta-feira, 28 de junho, às 20.00 horas, na Livraria A Lus do Candil (Arteijo) será apresentado o volume 6 dos Clássicos da Galiza, Obra Seleta de Johán Vicente Viqueira, publicado read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2810

Pró-AGLP divulga Memória de Atividades realizadas em 2012-13

Em passado 25 de maio teve lugar a Assembleia Geral Ordinária da Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa (Pró-AGLP). A entidade fez balanço do seu trabalho no último ano e editou um read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2789

Parlamento da Galiza toma em consideração por unanimidade a ILP "Valentim Paz Andrade"

O Parlamento de Galiza vem de tomar em consideração o trámite da ILP 'Valentim Paz Andrade' avalizada por mais de 17.000 assinaturas, recolhidas no seio da cidadania galega, e que contou com read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2670

"Multiplica X100 a tua língua"

Pró AGLP e AGAL manifestar-se-ão no próximo 17 de maio O blogue X100 recolhe testemunhos de pessoas que multiplicam o galego por cem A Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa e a read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2352

Galiza recebe turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa da mão da Orquestra Ouro Preto

A brasileira Orquestra Ouro Preto, junto da cantora Uxía, darão um concerto no Teatro Principal de Santiago de Compostela nesta segunda-feira dia 6 de maio, pelas 20h30. O evento inclui-se na &q read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3399

"III Português Perto. Aquelas Nossas Músicas" em Ourense

Pessoas e realidades que falam a nossa língua com diferentes musicalidades, cores, sabores e formas formam parte do prato multicultural que é o “III Português Perto. Aquelas nossas músic read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2932

"A crise sociolinguística da Galiza à luz de Bourdieu" na Universidade de Coimbra

Celso Álvarez Cáccamo no seminário do Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado da Universidade de Coimbra O sociolinguista e académico da AGLP Celso Alvarez Cáccamo (Universidade da read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3518

"O povo das ilhas quer"

Maria Dovigo - Nos passados dias 2 e 3 de abril teve lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa o I Congresso da Cidadania Lusófona sob o mote "A Afirmação da Sociedade Civil", promovid read more..

Opúsculo das Artes
AdminWeb
3531

Opúsculo das Artes nº 2 - Abril 2013: "Compositores Portugueses no Festival de la Canción Gallega de Ponte Vedra"

Opúsculo das Artes nº 2 - Abril 2013 Compositores Portugueses no Festival de la Canción Gallega de Ponte Vedra José Luís do Pico Orjais Direção: José Luís do Pico Orjais (Ilha de O read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3378

Novo número da revita digital Opúsculo das Artes

Acaba de vir a lume o nº 2 da revista digital Opúsculos das Artes, feita em parceria pelo blogue Ilha de Orjais, aCentral e a Pró Academia. Este novo número está dedicado a dar a conhece read more..

Info Atualidade
user
2780

II Jornadas das Letras galego-portuguesas em Pitões das Júnias (Montalegre)

O blogue DTS tem a bem organizar para os próximos dias 11 e 12 de maio as II Jornadas das Letras galego-portuguesas. O programa inclui umas conferências, comidas de irmandade, poesia read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2744

Decrescimento, língua e território

Palestra sobre crise e língua na Faculdade de Sociologia da UdC No Salão de Graus da Faculdade de Sociologia da Universidade da Corunha terá lugar na próxima quarta-feira, 10 de abril, às 12h00 read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2920

MIL coordena em Lisboa primeiro Congresso da Cidadania Lusófona

  Na sequência do evento terá lugar a Festa da Lusofonia e será estreado o Hino da Lusofonia PGL - O Movimento Internacional Lusófono (MIL) coordena em Portugal, os dias 2 e 3 de abril, o read more..

Valentim Paz-Andrade
AdminWeb
4313

17.000 assinaturas polo português na Galiza

Na tarde de hoje, seis meses depois de ser apresentada ante o Parlamento da Galiza, a Comissão Promotora da Proposta de Lei por Iniciativa Legislativa Popular que leva o sobrenome do home read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3246

Apresentação "Obra Seleta de Johán Viqueira"

Na próxima quinta-feira, 7 de março, às 19.30 horas, na Livraria Suévia (R/ Vila de Negreira, 32 - Corunha) quem quiser e puder terá o gosto de participar na palavra de José António Lozano, Chiq read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3421

Nova visita a Goa, a Galiza da Índia. Assinatura do protocolo de colaboração entre a SLG e a AGLP

José Paz Rodrigues (*) - Acompanhado do meu estudante de castelhano e português Toton Kundu, por quarta vez voltei desde a Santiniketon bengalesa, à terra indiana de Goa, de que muito gosto. Qua read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2843

"Percepção e influência de Tagore em Goa e no Mundo Lusófono"

José Paz Rodrigues Organizada pela  LSG - Lusophone Society of Goa - Sociedade Lusófona de Goa em colaboração com a AGLP, a Goa State Central Library - Conference Hall, Patto, Near Kadamba read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3533

Falecimento de José Posada

A Academia Galega da Língua Portuguesa faz públicos os seus mais sentidos pêsames pela morte de José Posada, destacado empresário sempre ligado à dignificação da língua da Galiza como variedade read more..

Resultados 1 - 30 de 34
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time