Comissão Promotora da Academia Galega da Língua Portuguesa organiza conferências

João Malaca e Evanildo Bechara
Dia 8 de Outubro estarão em Compostela
os Professores Malaca Casteleiro e Evanildo Bechara

Angelo Cristóvão - A Comissão Promotora da Academia Galega da Língua Portuguesa organiza conferências em Santiago de Compostela, em que intervirão os professores Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, e Malaca Casteleiro, da Academia das Ciências de Lisboa. Com a apresentação dos catedráticos galegos Martinho Montero Santalha, José Luís Rodrigues e Maria do Carmo Henriques, terão lugar a segunda-feira 8 de Outubro, na Faculdade de Filologia, polas 12 horas.

Prof. Evanildo Bechara

Bechara falará sobre "A Língua Portuguesa na visão dos fundadores da ABL: unidade e diversidade". Dentre suas teses universitárias contam-se títulos da maior relevância, como As fases históricas da Língua Portuguesa: Tentativa de proposta de Nova Periodização (1985).

Autor de duas dezenas de livros, entre os quais a Moderna gramática da Língua Portuguesa, amplamente utilizada em escolas e meios académicos, é director da equipe de estudantes de Letras da PUC-RJ que, em 1972, levantou o corpus lexical do Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa, sob a direção geral de Antônio Houaiss.

Prof. Malaca Casteleiro

A conferência de Casteleiro leva por título "Contribuição do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e do Dicionário Houaiss para a unidade, na diversidade, da Língua Portuguesa". O Professor Malaca Casteleiro é ou foi responsável por Projectos de Investigação de grande importância, de entre os quais se salientam o de Português Fundamental; Estruturas Lexo-Gramaticais do Português Contemporâneo e o Dicionário electrónico do Português Contemporâneo.

Ainda no âmbito dos projectos de maior impacto e das publicações que lhe estão associadas deve recordar-se a obra que, ansiosamente aguardada, foi publicada em 2000: o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, conhecido como o "Dicionário da Academia", e ainda o "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa".

Encruzilhada na Galiza e acordo ortográfico

Segundo os organizadores - de que o professor Martinho Montero é porta-voz - o evento responde ao desejo da Comissão Promotora da AGLP de oferecer ao público galego um testemunho directo de dous vultos da língua portuguesa, numa altura em que o português da Galiza se encontra numa encruzilhada e está em jogo a aplicação do Acordo Ortográfico.

 Cartaz Conferências

Descarregar cartaz do evento em PDF

Fonte original:

×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time