Info Atualidade

Info Atualidade (394)

FALECIMENTO DO ACADÉMICO JOSÉ PAZ

NOTA DE PESAR:

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso companheiro JOSÉ PAZ, membro da AGLP. Enviamos um abraço sentido à sua família e amizades.
 
 
José Paz Rodrigues, Professor de EGB (em excedência desde 1971), Licenciado em Pedagogia e Graduado pela Universidade Complutense de Madrid (1966-1971) com a Tese de Licenciatura sobre A Bemposta de Ourense (1973). Conseguiu o Doutoramento na UNED com a Tese Tagore, pioneiro da nova educação.
Entre outras, realizou as seguintes atividades profissionais: professor na Faculdade de Educação de Ourense (Universidade de Vigo); professor-Tutor de Pedagogia e Didática no Centro Associado da UNED de Ponte Vedra desde o curso 1973-74 até à atualidade; Subdiretor da Escola Normal de Ourense do ano académico de 1987-88 ao de 1989-90 e Diretor nos últimos três meses do curso 1989-90.
Levou adiante atividades educativas e de renovação pedagógica: presidente da Federação Galega de MRPs (Movimentos de Renovação Pedagógica) e do MRP “ASPGP” (Associaçao Sócio-Pedagógica Galaico-Portuguesa) até hoje: membro da Comissão organizadora do I Congresso Estatal de MRPs (Barcelona, dezembro de 1983); membro da Comissão redatora do Plano Galego de Formaçóm continuada do professorado (1990); presidente da comissão organizadora da Escola Internacional de Verão Jornadas do Ensino de Galiza e Portugal, iniciadas em 1976 até hoje; presidente da Comissão Organizadora das Escolas de Verão na Crunha, Ferrol (desde 1994), Tui-Comarca do Baixo-Minho, Verim-Comarca de Monterrei, Monforte, Corcubião, Lalim, Vimianço; das Jornadas Sócio-Educativas de Valdeorras, Riba d’Avia, Celanova, Ponte Vedra; organizador de Ciclos de cinema psico-pedagógico, cinema educativo-didático, educativo sobre a paz, educativo sobre as áreas transversais do ensino, educativo sobre os direitos humanos, educativo-ecológico, educativo sobre a mulher, educativo-social, direito e cinema, literatura e cinema. Organizador de várias ediçoes da Mostra de Recursos Didácticos Alternativos, da Mostra do Livro Português na Galiza, de Encontros de Jogos Populares Galaico-Portugueses; diretor para Galiza de O Ensino; membro do Conselho redatorial das revistas lusófonas Nós e Cadernos do Povo. No presente pertencia ao conselho redatorial da revista Agália.
Para além, foi Decano do Colégio Provincial de Doutores e Licenciados de Ourense (1980-1985); diretivo do Cine Clube “Padre Feijóo” de Ourense (197-1995); e vogal da Federação Galega de Cine Clubes.
 
Tem publicado: A festa dos maios na escola (1991), Ourense, ASPGP. Artigos sobre temas educativos e sobre Tagore, nas revistas O Ensino, Nós, Cadernos do Povo, Vida Escolar, Comunidad Educativa, Padres y Maestros, BILE, Agália, Temas de O ensino, The Visva Bharati Quarterly, Jignasa (em bengali), ... Artigos sobre tema cultural, nomeadamente sobre a Índia, no Portal Galego da Língua, A Nosa Terra, La Región, El Correo Gallego, A Peneira, Semanário Minho, Faro de Vigo, Teima, Tempos Novos, Bisbarra, Ourense,... Unidades didáticas sobre Os magustos, Os Direitos Humanos, A Paz, O Entroido, As árvores, Os Maios, A Mulher, O Meio ambiente; Rodrigues Lapa, Celso Emílio Ferreiro, Carvalho Calero, São Bernardo e o Cister em Ourense, em condição de coordenador do Seminário Permanente de Desenho Curricular dos MRPs ASPGP e APJEGP.
 
 
No Centenário de Ernesto Guerra da Cal (artigo de J. Paz na nossa web)

O Relacionamento cultural entre a Galiza e Portugal (artigo na web NOVAS DO EIXO ATLÂNTICO)


 

Ler mais ...

Apresentado o Plano de atividades da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da CPLP para 2021

O evento decorreu na sede da CPLP em Lisboa.

Na terça-feira, dia 13 de abril, às 10h30 (hora portuguesa) foi apresentado na sede da CPLP em Lisboa o Plano de Atividades da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, da qual a AGLP faz parte e foi representada pola académica Maria Dovigo.


O secretário executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Teles, abriu o ato. O programa da sessão incluiu uma debate sobre políticas para a Língua Portuguesa, enquadrado no tema geral escolhido pela CPLP para este ano, “Estratégias globais da promoção e difusão da Língua Portuguesa: desafios e perspetivas”.

Em posteriores declarações públicas, O secretário-executivo da CPLP disse que a comissão temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, com a participação da sociedade civil, é um exemplo "inspirador" para novas formas de atuação da organização. Entre as iniciativas levadas a cabo desde 2013 pela comissão temática, Ribeiro Telles destacou entre outras a conferência Juventude, Diásporas e Mobilidade Académica, realizada, em 2019, em Santiago de Compostela, em colaboração com a Academia Galega da Língua Portuguesa.

Ligação à gravação da sessão completa.

Mais informação.

 

Ler mais ...

A língua em décadas: conversa com Martinho Montero Santalha

Terça-feira dia 6 de abril às 20h ao vivo no facebook e no youtube

Fonte: pgl.gal

Na próxima terça-feira, dia 6 de abril, encetará o ciclo de conversas organizado pola AGAL “A língua em décadas”, uma série em que a diretora do PGL, Charo Lopes, falará com diferentes vultos em matéria de língua ligados a uma determinada década. A atividade está subvencionada pola Deputação da Corunha, e tem por objetivo analisar os acontecimentos chave a nível de língua e a sua repercussão para o idioma. Começara-se com a década de 70 e a participaçom do linguista José-Martinho Montero Santalha (1947), primeiro presidente da AGLP.

O evento poderá seguir-se ao vivo, às 20h desde as contas do PGL de youtube e do facebook. As pessoas assistentes poderám escrever comentários ou perguntas durante a entrevista.

Ler mais ...

Observatório da Língua Portuguesa, parceiro da AGLP, lança exposição on-line

Constituído em Junho de 2008, o OLP – Observatório da Língua Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivos contribuir para: o conhecimento e divulgação do estatuto e projecção no Mundo da Língua Portuguesa; o estabelecimento de redes de parcerias visando a afirmação, defesa e promoção da Língua Portuguesa; a formulação de políticas e decisões que concorram relevantemente para a afirmação da Língua Portuguesa como língua estratégica de comunicação internacional.

Página da exposição on-line

Ler mais ...

"A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS LIMITES DA GALIZA (I)" Académico José Manuel Barbosa lança novo livro

Fonte: Portal Galego da Língua

O membro da AGLP, José Manuel Barbosa, vem de publicar com a Através Editora o seu novo livro, A evolução histórica dos limites da Galiza (I).

Em palavras do próprio autor: "Este livro em concreto surge por uma palestra dada em Lisboa a consequência da apresentação do Atlas Histórico da Galiza na Sociedade de Geografia de Lisboa a finais da primeira década deste século. Posteriormente foi-me pedido um resumo que não pude fazer imediatamente. Quando retomei a ideia comecei a investigar, a escrever e quando tomei conta de que ia saindo um trabalho tão amplo que dava para um livro, decidi acabar com o projeto tal como o que agora vemos. Foi trabalho de pesquisa, de procurar livros, fontes e bibliografia que não se conseguiam com facilidade o que fez que se demorasse muito tempo até que a finais de 2017 foi por fim terminado. Ainda depois precisou matizes, correções e alguns obstáculos acrescentados que finalmente fomos salvando… A partir daí contei com a opinião e apoio dos companheiros da AGLP a quem me parecia que devia implicar com o fim de fazer entrar o reintegracionismo na construção do paradigma historiográfico galego que se leva configurando desde finais dos 90. Com certeza que o reintegracionismo é a ponta de lança cultural deste país, e mesmo me atreveria a dizer que a ponta de lança do galeguismo atual. Se é assim, acho que devemos seguir os exemplos dos nossos galeguistas históricos que para reconstruir o país tocaram todos os temas e, dentre os quais, a historiografia não foi assunto menor."

José Manuel Barbosa (Ourense, 1963), é professor de educação física. Porém, a sua paixão é a história. Organizador e guia de roteiros históricos, publicou diversos livros sobre a história da Galiza como Bandeiras da Galiza (2006) ou o Atlas histórico da Galiza (2008). Na atualidade, o autor esta a trabalhar no segundo volume desta obra.

Entrevista completa disponibilizada aqui

Ficha técnica da obra

Ler mais ...

Edição de Scórpio para centros escolares

Sob o patrocínio da empresa padronense armazéns eladio e promovido pola AGLP e a AGAL, foram distribuídos 300 exemplares de Scórpio em vários centros escolares da comarca de Padrão e concelhos limítrofes: IES Macias o Namorado, de formação profissional, o CPI de Dodro. Eusebio L Baleirón e o IES Camilo José Cela. A oferta será alargada a mais alguns liceus.

A presente edição da Através Editora contou com um epílogo de José-Martinho Montero Santalha, discípulo e especialista no autor homenageado nas Letras 2020, onde explica aos estudantes a obra e a biografia de Carvalho Calero, ambas invulgares.

Desta forma, patrocinadores e promotores contribuem a dar a conhecer a figura do autor num ano marcado pola fatalidade da Covid e a decisão política da RAG, entidade responsável polo Dias das Letras Galegas, de não prorrogar a homenagem até maio de 2021, única forma de possibilitar que o autor fosse abordado nas aulas dado a excecionalidade que criou a epidemia. Os livros serão distribuídos entre as turmas e as bibliotecas escolares.

Ler mais ...

Presidente da AGLP intervém na gala "aRi[t]mar"

A Escola de Idiomas de Santiago de Compostela, responsável pela organização anual dos prémios ARi(t)mar da música e a poesia galego-portuguesas , e a rede da GaliLusofonia, divulgaram o vídeo da Gala Ari(t)mar realizada o 26 de setembro de 2020 em Santiago de Compostela.

Neste evento o "Prémio Especial do Júri à Amizade Galego-Lusófona" foi para a Dra. Georgina Benrós de Mello , ex Diretora Geral da CPLP, em cuja representação participou o presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa intervindo brevemente.

Máis información no Facebook

No Youtube

  

 A Dra. Georgina Benrós de Mello , ex Diretora Geral da CPLP

 

 

Ler mais ...

"Apontamentos Académicos" novo blogue da AGLP

Hoje, 30 de outubro de 2020, Centenário de Nós e aniversário de Carvalho Calero, a AGLP quer unir-se às comemorações com a estreia do nosso novo blogue "APONTAMENTOS ACADÉMICOS".

 
 
Apontamentos Académicos é uma iniciativa da Academia Galega da Língua Portuguesa. Tem a finalidade de criar um espaço para a divulgação do conhecimento, a geração e análise de discursos, o intercâmbio de conteúdos e de opiniões, e a publicação de análises conceituadas e fundamentadas sobre língua e a cultura em geral, e sobre a Galiza em particular.

Com um formato cuidado e um conteúdo seletivo, poderão participar tanto membros numerários e correspondentes da AGLP, quanto pessoas pertencentes a outras instituições, além de particulares registados, sem necessidade de se ajustar exatamente aos títulos predefinidos.

Mais que a repetição do já conhecido procura-se a inovação, sem descurar ou desamparar o nosso património cultural, material e imaterial, mais recente ou mais longínquo e desconhecido, de que somos herdeiros e queremos ser continuadores, na melhor tradição do galeguismo de começos do século XX.

“Galiza, célula de universalidade” foi lema que uniu e inspirou uma geração inteira de intelectuais. Essa tradição, nesta altura da história, não pode deixar e inserir-se plenamente no espaço linguístico e cultural da lusofonia, referente inescusável para a construção de uma Galiza viável, em termos linguísticos, e não só. Assim, o instrumento de preferência para norma escrita é a Norma Galega do Português.

Nem sempre uma opinião ou uma redação novas melhoram em eloquência e profundidade o que já foi dito por quem nos precederam. Porque fazemos parte da cultura europeia, felizmente há textos e autores de referência necessários para entender um tema ou uma polémica mais ou menos na moda, que pode parecer exclusiva e particular da nossa sociedade, e talvez seja mais geral e imemorial do que parece. Assim, as bibliografias fazem parte do nosso repositório, da nossa bagagem necessária, mesmo para evitar a perda de referências e contribuir para a formação de opiniões.

No vasto mundo das publicações e páginas de opinião existentes e acessíveis na internet, a moderação dos Apontamentos Académicos terá por finalidade reduzir o excesso de conteúdo irrelevante ou reiterativo e fomentar a reflexão, orientando os temas e as preferências, bem à atualidade mais urgente, bem aos lugares comuns inevitáveis que definem a nossa existência como comunidade humana, como sociedade galega e como pessoas.
Ler mais ...
Assinar este feed RSS
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time