Monthly Archive

2008

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 42 of our articles broken down into Months and Years.
Info Atualidade
Webmaster2
4208

Plenário da Academia

A Academia Galega da Língua Portuguesa realizará uma reunião plenária o dia 30 de dezembro, em Santiago de Compostela A AGLP, presidida pelo Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, foi const... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3156

Agália, nº 93/94 e Boletim da AGLP nº 1

As duas revistas tenhem como referente José-Martinho Montero Santalha Joám Manuel Araújo - A revista de Ciencias Sociais e Humanidades Agália, editada pola Associaçom Galega da Língua, public read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2559

Montero Santalha advoga pola unidade lingüística para a sobrevivência do galego

Presidente da AGLP entrevistado pelo diário nacionalista GZnación PGL - «Fora da unidade linguística galego-portuguesa o idioma da Galiza não poderá sobreviver». Eis o cabeçalho d read more..

Sessão Inaugural
AdminWeb
3963

Vídeo promocional da Sessão Inaugural da AGLP

DVD com a gravação na íntegra será lançado proximamente Ângelo Cristóvão - A Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) disponibiliza na internet um vídeo-resumo da sessão inaugural, que tev read more..

DVDs da Academia
AdminWeb
4641

DVD da Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa

Sessão Inaugural da Academia Galega da Língua Portuguesa Organização: Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa, Academia Galega da Língua Portuguesa e Vicerreitoría de Cultu read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2614

Novas da Galiza entrevista José-Martinho Montero Santalha

"Nascemos com modéstia, mas com grande desejo de trabalhar e de fazermo-lo a sério" G. Uz - Após vários meses de trabalhos, recentemente apresentou-se ao público a Academia Galega da Lí read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3076

Francisco Rodríguez reclama a unidade linguística galego-portuguesa e reconhece a AGLP

O filólogo e dirigente nacionalista vincula certo isolacionismo com «espanholia» PGL - Num artigo publicado hoje num conhecido jornal electrónico, o filólogo e dirigente nacional read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2692

Academia Galega da Língua Portuguesa na TVG

José-Martinho Montero Santalha entrevistado no programa Bos Días PGL - O presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), o catedrático José-Martinho Montero Santalha, foi entrevistad read more..

Sessão Inaugural
AdminWeb
4249

A nossa Língua floresce na Galiza

  Concha Rousia A mim surpreendeu-me ver aquele homem de fato preto, camisa branca e laço de perfeito nó, que até me fez pensar num amigo que hoje não podia estar presente. O homem estav read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2310

Presidente da Academia entrevistado no jornal La Región

"As pessoas na Galiza têm que saber que a nossa língua é o português da Galiza" O jornal La Región, sediado na cidade de Ourense, publicou na passada segunda-feira, dia 13 de outubro, read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2464

Entrevista a Carlos Reis, reitor da Universidade Aberta de Lisboa

"A AGLP deve bater-se pela ideia de que o galego não é uma língua em divergência com o português" José Ramom Pichel / Valentim R. Fagim - Carlos Reis é um dos professores mais reco read more..

Sessão Inaugural
AdminWeb
4351

AGLP já caminha... Crónica da Sessão Inaugural

Membros da Academia Galega da Língua Portuguesa António Carvalho – As previsões meteorológicas prediziam chuva e mau tempo, mas a jornada em que a Academia Galega da Língua Portuguesa ( read more..

Boletim da AGLP
AdminWeb
7173

Boletim da AGLP nº 1 - 2008

Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa Número 1 - 2008   Diretor: António Gil Hernández Subdiretor: José-Martinho Montero Santalha Secretário: Ângelo Cristóvão Editor: Joám Evans Pim read more..

Sessão Inaugural
Webmaster2
7241

Breve percurso do projeto

Nos últimos anos vem-se discutindo nos ambientes universitários galegos a necessidade de constituir uma nova academia da língua que responda aos critérios históricos e científicos por que se regem tod... read more..

Sessão Inaugural
Webmaster2
8378

Apresentação pública da Academia Galega da Língua Portuguesa

A Academia Galega da Língua Portuguesa, constituída em 20 de setembro de 2008, e presidida pelo Professor Doutor José-Martinho Montero Santalha, realizará a Sessão Inaugural no Centro Galego de Arte C... read more..

Sessão Inaugural
Webmaster2
9202

Roteiro da Sessão Inaugural da AGLP

Um Amplo e Simbólico Programa de Atividades O programa da Sessão Inaugural, em que será dada a conhecer a lista dos académicos e académicas fundadoras, começará às 9h30 do dia 6 de outubro. Nesse mom... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2582

Arranca em Bragança a ediçom 2008 dos Colóquios Anuais da Lusofonia

PGL - Desde o dia 2 de Outubro, até ao domingo, dia 5, irám decorrer em Bragança os Colóquios da Lusofonia, que atingem já a sua 7ª ediçom. O tema central deste ano está subordinado ao título ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2561

José-Martinho Santalha primeiro presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa

José-Martinho Montero Santalha assinando como académico da Academia Galega da Língua Portuguesa PGL - O Catedrático da Universidade de Vigo, José-Martinho Montero Santalha, foi eleito no p read more..

Info Atualidade
Webmaster2
12455

Primeira Comissão Executiva da Academia Galega da Língua Portuguesa

Na sessão constituinte da Academia Galega da Língua Portuguesa, realizada o passado sábado dia 20 de setembro de 2008, o pleno elegeu a sua Comissão Executi read more..

Info Atualidade
Webmaster2
5874

Constituição da Academia Galega da Língua Portuguesa

Assembleia da Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa A Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa celebra neste sábado em Compostela, no Centro Galego de Arte Contemporánea, a partir das... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2185

João de Bonaval demanda uma Academia Galega da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico

  Arceia em Voo Rasgado Ana Paz - O poeta saiu à rua com o poemário assinado por ‘João de Bonaval’, uma das suas personalidades míticas. No essencial, a sua gaveta manteve-se read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2530

‘Os 13 de Roma’

José-Martinho Montero Santalha, principal impulsionador do manifesto para a supervivência da cultura galega E. Maragoto - A história do reintegracionismo remonta décadas atrás, mas houvo que read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2347

Pró Academia na Festa da Alegria 2008, em Braga

«Nós fazemos a festa, tragam todos a alegria!» PGL Portugal - Assinala-se este ano o 30º aniversário da primeira edição da Festa da Alegria, em Braga. A Festa da Alegria é uma fest read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3156

Acordo ortográfico para a lusofonia

José Paz Rodrigues (*) O passado dia 7 do presente mês de Abril é já umha data histórica para todo o mundo lusófono. A que por língua e cultura também pertence Galiza. Na Assembleia da Repúbl read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2981

Assembleia da República portuguesa aprova Acordo Ortográfico

  Diploma estabelece um período de transiçom de seis anos PGL - PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS fizérom com que a votaçom do Acordo Ortográfico na Assembleia da Repúblic read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2893

Novas da Galiza entrevista protagonistas galegos do Acordo Ortográfico luso-brasileiro

Alexandre Banhos e Ângelo Cristóvão em destaque Eduardo Maragoto - Anos depois do falecimento de Lindley Cintra, Celso Cunha ou Rodrigues Lapa, grandes filólogos portugueses amigos da Galiza, read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2913

Evanildo Bechara promove texto a favor do Acordo

  Foi apresentado durante o 3º Encontro Açoriano da Lusofonia PGL Portugal - Na sequência do recentemente realizado 3º Encontro Açoriano da Lusofonia (8-11 Maio) na Lagoa, Ilha d read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2885

Umha experiência inesquecível

Alexandre Banhos Para Lisboa Na viagem para Lisboa o carro Daewoo dera-nos alguns problemas. Numha das paragens houvo que empurrá-lo para que o motor acabasse puxando dele. Ao chegar a Lisbo read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2748

Crónica do invisível (e II). A chavinha de vidro

Concha Rousia Portugal está pechado c’uma chavinha de vidro se essa chavinha se perde Portugal fica perdido. Da Brasileira fomos ao restaurante guiados pola mocidade de AGAL de L read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3143

Apresentação da Academia Galega da Língua Portuguesa nas Jornadas de Língua em Ourense

Entrevista a Ângelo Cristóvão, presidente, e Concha Rousia, vice-presidenta da Pró A Esmorga / MDL / PGL - A Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa foi constituída em 1 de Dezemb read more..

Resultados 1 - 30 de 42
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time