Monthly Archive

2010

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 75 of our articles broken down into Months and Years.
II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4864

II Seminário de Lexicologia - Entrevista ao professor Joseph Ghanime

«É necessário seduzir a sociedade galega para que escolha o português» AGLP / PGL - Continuamos com a sequência de entrevistas realizadas pelo Portal Galego da Língua e a Academia G read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3747

O Acordo Ortográfico, 1990-2010

«Na ordem de prioridades da comunidade lusófona deveriam estar em primeiro lugar Timor-Leste e a Galiza» Ângelo Cristóvão (*) - Duas resoluções adotadas nos últimos dias em Portugal ass read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4708

II Seminário de Lexicologia - Entrevista ao professor Samuel Rego

«Na Galiza, os projetos culturais portugueses são integrados de forma natural numa agenda geral galega» PGL / AGLP - Dentro da sequência de entrevistas realizadas pela Academia Ga read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3768

O Mariscal

Ópera galega reestreada em versão de concerto sob a batuta do diretor e compositor Joám Trilho Pêres, académico da AGLP Isabel Rei Sanmartim - Era nos tempos da espada e o brasão. Uma maldiçã read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4946

II Seminário de Lexicologia - Entrevista ao professor João Malaca Casteleiro

«Hoje temos que entender o português europeu como tendo duas normas, a norma portuguesa e a norma galega» AGLP / PGL - Continuamos com as entrevistas realizadas durante o II Semin read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3562

Governo português promove aplicação definitiva do Acordo Ortográfico

Resolução adota o Vocabulário Ortográfico do Português O Governo português aprovou , no passado dia 9 de dezembro, uma resolução que determina a aplicação do acordo ortográfico da língua portug read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4586

II Seminário de Lexicologia - Entrevista à professora Margarida Costa

«Seria muito vantajoso que o galego fosse considerado uma variedade  do português» AGLP / PGL - Nesta quarta entrevista, na sequência das já publicadas pela AGLP em colaboraçã read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3073

Lançamento do volume "Tradicional Marking Systems: A Preliminary Survey"

Co-editado pelo académico Joám Evans Pim, conta com o apoio da AGLP  Acaba de vir a lume o volume "Traditional Marking Systems: A Preliminary Survey," editado por Joám Evans Pim, read more..

Outras Publicações
AdminWeb
4106

Traditional Marking Systems: A Preliminary Survey

Traditional Marking Systems: A Preliminary Survey Edição: Joám Evans Pim, Sergey A. Yatsenko e Oliver T. Perrin Apoia: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Castelão, nº 27 - 15900 read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4908

II Seminário de Lexicologia - Entrevista ao professor Evanildo Bechara

Evanildo Bechara mostra-se a favor da aplicação do AO na Galiza e de um entendimento entre a AGLP e a RAG  AGLP / PGL - Na entrevista, realizada por Breogão Martínez Vila, do Portal Ga read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4623

II Seminário de Lexicologia - Entrevista ao professor Raul Rosado Fernandes

Professor Rosado Fernandes defende a aproximação das academias à sociedade civil, bem como a sua internacionalização AGLP / PGL - Continuamos com a série de entrevistas a participantes n read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3434

AGLP na inauguração do monumento a Ricardo Carvalho Calero

José-Martinho Montero Santalha, presidente da AGLP, participou no evento com a leitura do poema "A palavra de Dom Ricardo Carvalho Calero"  AGLP / PGL (*)- O centenário do n read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3529

Conversações sobre o galego e o português

Com a participação de José-Martinho Montero Santalha, presidente da AGLP AGLP / PGL - O Centro de Estudos Brasileiros, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras, organiza na próxima terça- read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3325

Chega à Galiza, com o apoio da AGLP, a exposição 'Bemposta on the Road'

Ficará aberta ao público até 31 de dezembro PGL Portugal - Santiago de Compostela é a quinta paragem da exposição fotográfica “Bemposta on the Road”, da autoria de Bruno Melão, que read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3521

Reestreia da ópera galega 'O Mariscal'

Sob a direção do académico da AGLP Joám Trilho  AGLP / PGL - Joám Trilho, dirigindo a Orquestra Sinfónica da Galiza, interpreta hoje em Vigo no auditório da Caixa Nova, e amanhã na Crunha read more..

II Seminário de Lexicologia
AdminWeb
4536

II Seminário de Lexicologia - Entrevista a José-Martinho Montero Santalha

Presidente da AGLP anuncia início dos trabalhos para a elaboração da Gramática do Português da Galiza  AGLP / PGL - A Academia Galega da Língua Portuguesa e o Portal Galego da Língua ini read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2740

"Cantares Galegos" no Centro Social Gomes Gaioso da Corunha

António Gil Hernández e Xavier Vásquez Freire apresentarão a edição em AO da obra de Rosalia de Castro PGL - A 19 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, o Centro Social Gomes Gaioso da Coru read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3152

Entrega do Prémio Meendinho 2010

Academia Galega da Língua Portuguesa foi a entidade galardoada PGL - No passado dia 17 de maio a Fundaçom Meendinho adjudicou o Prémio Meendinho 2010 à Academia Galega da Língua Portuguesa (AGL read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2554

Academia homenageia professor Carvalho Calero

AGLP organiza ato em homenagem a Carvalho Calero, 28 de outubro, às 19h30, no salão de atos da Biblioteca Ângelo Casal, Rua João XXIII, Santiago de Compostela. Neste evento confluem 3 especialis read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3337

Rachando o nevoeiro que nos torna invisíveis...

XIV Colóquio da Lusofonia, Bragança setembro-outubro de 2010 Concha Rousia (*) - Há nove anos que nasceram os Colóquios da Lusofonia; eu levo assistido aos três últimos em Bragança, e a outros três read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3341

Crónicas do Brasil (e III): Santa Catarina e o retorno

Foi um belo dia de abril Do alto mar foi avistado. Com um céu cor de anil E logo ali ter ancorado. Mário Osny Rosa, poeta catarinense Isabel Rei (*) - E Florianópolis abriu-se para nós como flor ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2736

Higino Martins: «A esperança, ao editar Rosalia, baseia-se na convicção de que tem poder para mudar a consciência nacional galega»

Entrevista ao professor Higino Martins, coordenador da edição em AO de Cantares Galegos PGL - O professor Higino Martins realiza mais uma achega à literatura galega e à nossa história. A edi read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3632

AGLP apresenta o Portulano de Recursos em linha

A maior das dependências culturais estriba na imagem do mundo que nos dão trilhado, e que acompanhamos sem questionar Os galegos falamos há décadas das possibilidades para nos desempenhar com recur read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3801

AGLP assina três novos protocolos

A Academia Galega da Língua Portuguesa vem de assinar mais três protocolos de colaboração com entidades lusófonas  O presidente da Academia Galega, José-Martinho Montero Santalha, tem an read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2452

AGLP em Bragança nos atos do 5 de outubro

Na comemoração do aniversário da República e na reunião da Academia de Letras de Trás-os-Montes PGL - A Academia Galega da Língua Portuguesa participa, por convite do Presidente da Câmara Municipal ... read more..

II Seminário de Lexicologia
Webmaster2
5492

Programa do II Seminário de Lexicologia

A Academia Galega da Língua Portuguesa organiza o II Seminário de Lexicologia, que terá lugar em Santiago de Compostela o dia 25 de setembro de 2010. Está confirmada a participação das academia read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2511

AGLP em Florianópolis no 9º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura

Entre os dias 20 e 24 de setembro, o Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC realiza em Florianópolis o 9º Didascálico - Mostra de Arte e Cultura. Por segundo ano o Instituto Cultural B read more..

Info Atualidade
Webmaster2
3187

Academia no 14º Colóquio Anual da Lusofonia

De 27 de setembro a 2 de outubro terá lugar em Bragança o 14º Colóquio Anual da Lusofonia, com a presença de mais de 40 oradores de todos os continentes Nesta edição, em que se recorda o esc read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3073

Português da Galiza no FLiP 8

Ângelo Cristóvão (*) Desde 1 de agosto está à venda a oitava atualização do reconhecido programa FLiP, da empresa Priberam Informática, com sede em Lisboa. Como novidades destacadas, a nova read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2639

O grande êxito da AGLP

Artur Alonso Novelhe Com o decorrer dos anos, na Galiza a escolha lingüística, a nosso ver, esta encadeada num futuro quase imediato, a duas tendências complementares ou contrapostas e em har read more..

Resultados 1 - 30 de 75
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time