Monthly Archive

2011

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 1068 of our articles broken down into Months and Years.
I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4868

Entrevista “Guerra da Cal” ao professor Carlos Durão

Continuando com as entrevistas sobre Guerra da Cal realizadas o 11 de outubro de 2011, durante o Colóquio homenagem ao autor ferrolano, o professor Carlos Durão, depois de proferir a palestra in read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4307

Entrevista “Guerra da Cal” ao professor Enric Ucelay-Da Cal

Continuando com os eventos do Colóquio homenagem a Ernesto Guerra da Cal apresentamos a entrevista realizada a Enric Ucelay-Da Cal, filho do homenageado. read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3170

Evento da Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa em Lugo

O vindouro 16 de dezembro, sexta feira, terá lugar em Lugo o primeiro dos atos de divulgação do trabalho da AGLP que a Pró vai iniciar. Esta campanha irá apresentando os Clássicos da Galiza e read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4121

Entrevista "Guerra da Cal" ao investigador José Luís do Pico Orjais

Dentro do ciclo de entrevistas “Guerra da Cal”, que a AGLP realizou durante o Colóquio homenagem dedicado ao inteletual ferrolano, quisemos fazer umas perguntas ao investigad read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3387

Viqueira e o Reintegracionismo: Biqueira e a Comunidade Lusófona da Galiza

Nas II Xornadas de Pensamento Galego, que organiza a comissão gestora da Fundação Viqueira, em Bergondo, estão dedicadas várias conferências ao pensamento pedagógico, filosófico e político de read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4070

Entrevista “Guerra da Cal” ao professor Xosé Luís Franco Grande

Continuando com a publicação das entrevistas realizadas durante o Colóquio Guerra da Cal, é a vez do professor Xosé Luís Franco Grande, advogado e autor de um dicionário (Galáxia, 1968) e um voc read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3441

A Ciência da criação musical

No âmbito do 7º Encontro Internacional das Artes - Diálogos das Artes com as Ciências, no próximo dia 6 de dezembro de 2011, às 19h30, no Auditório do Museu de Arte e Arqueologia de  read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3720

Santos Júnior e os Intelectuais Galegos

  Fruto do trabalho de pesquisa e investigação do professor Isaac Alonso Estraviz, vice-presidente da AGLP, e sob a chancela da Fundaçom Meendinho acaba de sair do prelo Santos Júnior e os read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3455

"Adelaida", primeiro romance de Artur Alonso Novelhe

Depois de ter navegado pelos mares da poesia, com três livros individuais no seu haver (Entre os teus olhos; Uma Meixela depois a outra e Filhos da Brêtema), assim como um livro coletivo (Dez x read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4168

Entrevista "Guerra da Cal" ao investigador Joel Gomes

Com esta notícia iniciamos a publicação do ciclo de entrevistas "Guerra da Cal" que a Academia Galega vem de realizar no dia 11 de outubro aos participantes no Colóquio homenagem read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4192

Guerra da Cal homenageado pela Academia Galega da Língua Portuguesa

Os passado 11 de outubro teve lugar em Compostela o Colóquio Guerra da Cal, jornada de palestras dedicadas ao conhecimento e difusão do inteletual ferrolano, Ernesto Guerra da Cal, com motivo read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3081

Reedição de um 'clássico' moderno: 2ª edição de 'Bandeiras da Galiza'

O selo editorial da AGAL, a ATRAVÉS|EDITORA, apresentou no passado dia 5 de novembro, durante o ato 30º aniversário dessa associação, a segunda edição de um 'clássico' moderno, Bandeira read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2848

Mário Herrero repassa em 'Guerra de Grafias, Conflito de Elites' o jogo das políticas da língua

Que é o galego? Quem fala esta língua? Nos 70/90 do século passado conformaram-se os grupos que lutam pola hegemonia social e política na hora de responder estas peguntas: o reintegracionism read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3154

Construirmos a nossa soberania linguística

Celso Álvarez Cáccamo, académico da AGLP, participará na palestra intitulada "Contruirmos a nossa soberania linguística", que terá lugar na Faculdade de Filologia da USC na segunda-f read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3376

AGLP participa na inauguração da Sede Norte do MIL

O académico Joám Evans Pim, Coordenador da Comissão de Relações Internacionais, intervirá amanhã 4 de novembro no ato de inauguração da sede do Movimento Internacional Lusófono para o Norte de read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3344

Ensaio de Gramática do Céltico Antigo Comum

Seguindo o caminho aberto há mais de três anos com a publicação de As Tribos Calaicas – Proto-História da Galiza à Luz dos Dados Linguísticos o prof. e académico da AGLP Higino Martins E read more..

Clássicos da Galiza
AdminWeb
6066

Volume 3: "Cantos Lusófonos: Cancioneiro Popular"

Cantos Lusófonos: Cancioneiro Popular Descarregar Coleção "Clássicos da Galiza": Volume 3 Desenhos: Maria Manuela Diaz Orjales Coordenação editorial: Heitor Rodal Lopes (Edições read more..

Clássicos da Galiza
AdminWeb
5533

Volume 2: "Queixumes dos Pinhos e Outros Poemas" de Eduardo Pondal

Queixume dos Pinhos e Outros Poemas Eduardo Pondal Descarregar Coleção "Clássicos da Galiza": Volume 2 Promove: Academia Galega da Língua Portuguesa. Rua Castelão, nº 27 - read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3250

Manuel Andrade Valinho convidado pela associação Sine Nomine

No contexto do "Ciclo de Cine e Historia" que organiza a associação Sine Nomine, de Compostela, com o apoio da Nova Escola Galega, nesta próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, Manuel read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3231

Estraviz, Montero Santalha, e a internacionalidade da Língua Galega

Joám Manuel Araújo - O sábado 5 de novembro, Isaac Alonso Estraviz (Vila Seca, 1935) e Martinho Montero Santalha (Cerdido, 1947) recebem uma homenagem em Compostela. Reconhece-se o seu contrib read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3566

Homenagem aos professores José-Martinho Montero Santalha e Isaac Alonso Estraviz

Presidente e vice-presidente da Academia em destaque no 30º aniversário da AGAL A Associaçom Galega da Língua irá homenagear os professores José-Martinho Montero Santalha e Isaac Alonso read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3450

José Manuel Barbosa, convidado pela Agrupação 'O Facho' da Corunha

José Manuel Barbosa Álvares O professor José Manuel Barbosa, académico da AGLP, estará no dia 25 de outubro na Corunha por convite da Agrupação Cultural 'O Facho' para falar no ciclo Língua, Li read more..

Arquivo Digital na Hora
AdminWeb
5349

Arquivo Digital da Academia Galega da Língua Portuguesa

A AGLP acaba de lançar o Arquivo Digital da Academia Galega da Língua Portuguesa (AD), um repositório de materiais digitalizados acerca da língua portuguesa na Galiza e da cultura galega em ge read more..

I Colóquio Guerra da Cal
AdminWeb
4308

Tudo pronto para o Colóquio Guerra da Cal

Terá lugar os dias 11 e 12 de outubro, em Santiago, o Colóquio Guerra da Cal. Este será um dos primeiros eventos para homenagear o ilustre professor ferrolano no centenário do seu nascimento. Se read more..

Outras Publicações
AdminWeb
4613

Maria Dolores Canosa Lôpez: "Mar e Terra"

Mar e Terra Maria Dolores Canosa Lôpez Edição: Fundaçom Meendinho. Vilarchão 98. 36820 Ponte-Caldelas, Galiza Apoia: Associação Cultural Pró Academia Galega da Língua Portuguesa ISBN: 9 read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3799

Primeiro livro editado pela Fundaçom Meendinho com o apoio da Pró Academia

A Fundaçom Meendinho é a mais nova editora para o mercado editorial da Galiza. Enceta esta atividade com a obra Mar e Terra da escritora Maria Dolores Canosa Lôpez, contando para a edição com read more..

Boletim da AGLP
AdminWeb
8986

Boletim da AGLP nº 4 - 2011

Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa Número 4 - 2011 Homenagem ao professor Malaca Casteleiro   Diretor: António Gil Hernández Subdiretor: José-Martinho Montero Santalha Secretário: read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4884

Galiza participa nas reuniões do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

A Academia Galega da Língua Portuguesa foi convidada a participar em agosto e setembro deste ano em dois encontros organizados pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), organis read more..

Info Atualidade
AdminWeb
3660

Jornadas de análise para o ensino popular: Uma escola para nos fazermos grandes

Nos dias 7 e 8 de outubro decorrem em Compostela as jornadas de análise para o ensino popular "Uma escola para nos fazermos grandes", sob a organização da Gentalha do Pichel. O event read more..

Info Atualidade
AdminWeb
4171

Priberam lança o guia "Nova Ortografia - Modo de Usar"

A Priberam está a assinalar o seu 22.º aniversário com o lançamento do guia Nova Ortografia - Modo de Usar[PDF]. Esta edição gratuita tem como objectivo explicar numa linguagem simples read more..

Resultados 1 - 30 de 1068
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time