Monthly Archive

2020

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 25 of our articles broken down into Months and Years.
Info Atualidade
AdminWeb
1518

Edição de Scórpio para centros escolares

Sob o patrocínio da empresa padronense armazéns eladio e promovido pola AGLP e a AGAL, foram distribuídos 300 exemplares de Scórpio em vários centros escolares da comarca de Padrão e concelhos limítro... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1394

Presidente da AGLP intervém na gala "aRi[t]mar"

A Escola de Idiomas de Santiago de Compostela, responsável pela organização anual dos prémios ARi(t)mar da música e a poesia galego-portuguesas , e a rede da GaliLusofonia, divulgaram o vídeo da Gala ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1865

"Apontamentos Académicos" novo blogue da AGLP

Hoje, 30 de outubro de 2020, Centenário de Nós e aniversário de Carvalho Calero, a AGLP quer unir-se às comemorações com a estreia do nosso novo blogue "APONTAMENTOS ACADÉMICOS".   Ligação ao bl read more..

Info Atualidade
webmaster
1318

Teresa Moure recebe o XI prémio da USC à introdução da perspetiva de género na docência e na investigação

Fonte: Portal Galego da Língua Esta iniciativa foi desenvolvida pola Oficina de Igualdade e Género da USC, dirigida por Eva Aguayo e conta com a colaboraçom do Concelho de Santiago de Compostela como... read more..

Info Atualidade
webmaster
1764

TESE DE DOUTORAMENTO "A GUITARRA NA GALIZA", DA ACADÉMICA ISABEL REI, QUALIFICADA COM SOBRESSALIENTE

Na segunda-feira, dia 14 de setembro, às 11 horas, na sala do Paraninfo da Faculdade de História da Universidade de Santiago de Compostela, a académica da AGLP, professora Isabel Rei Samartim defendeu... read more..

Info Atualidade
webmaster
1203

FALECIMENTO DO PROFESSOR ALBERTO ARAÚJO

Por: Maria Dovigo. É com profundo pesar que, como delegada em Lisboa, comunico em nome da AGLP o falecimento do professor Alberto Araújo, presidente da direção da Associação Timorense e da Plataforma... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1153

FALECIMENTO DO EMBAIXADOR ANGOLANO LUÍS DE ALMEIDA

Com enorme consternação tomamos conhecimento da infeliz notícia do falecimento do Embaixador Luís de Almeida, no dia 12 de agosto.Decano dos diplomatas angolanos com uma carreira de sucesso, foi deter... read more..

Boletim da AGLP
AdminWeb
4372

Boletim da AGLP nº 9 - 2016

A Academia Galega da Língua Portuguesa publica o volume 9 do Boletim. Neste número, correspondente ao ano 2016, incluem-se estudos de Carlos Durão e António Gil, David Vila, Higino Martins, Alexandre ... read more..

Membros Numerários
webmaster
4199

Patronato da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa

Alonso Estraviz, Isaac (1935) Álvarez Cáccamo Celso (1958) Barbosa Álvares, José Manuel (1963) Brea Hernández, Ângelo José (1968) Cristóvão Angueira, José Ângelo (1965) Durão Rodrigues, Carlos (1943) ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1273

PAULO SORIANO, NOVO MEMBRO CORRESPONDENTE DA AGLP

José Paulo Soriano de Souza é um amigo. Sobre todo, um amigo. É não é qualquer amigo, mas um amigo que reúne quatro qualidades importantíssimas para aqueles que estamos na trincheira da defesa da noss... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1005

SAMUEL F. PIMENTA, NOVO MEMBRO CORRESPONDENTE DA AGLP

Samuel F. Pimenta é poeta e escritor. Nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autor dos romances O escolhi... read more..

Info Atualidade
webmaster
1480

IOLANDA ALDREI, NOVA ACADÉMICA DA AGLP

Na reunião plenária do sábado, 1 de agosto de 2020, foi eleita nova académica de número da ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA Iolanda Rodrigues Aldrei Nasceu em Santiago de Compostela no ano 1968. ... read more..

Info Atualidade
webmaster
942

Reuniões plenárias da Fundação AGLP

Reuniões plenárias da Fundação AGLP O sábado 1 de agosto tiveram lugar, na Casa da Língua Comum de Santiago de Compostela, as reuniões da Fundação e Academia Galega da Língua Portuguesa. Entre outro... read more..

Info Atualidade
webmaster
995

PROJETO DE INVENTÁRIO DE FUNDOS DA DOAÇÃO DA FAMÍLIA FONTENLA

Introdução:   A Família Fontenla doou à Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa os seus fundos documentais e objetos de museu fruto da sua vida pessoal e profissional junto com os seus interes... read more..

Info Atualidade
webmaster
670

Carta a D. Ricardo Carvalho Calero

O professor Ramom Reimunde assina esta carta ao seu mestre, Ricardo Carvalho Calero.   Carta a D. Ricardo Carvalho Calero Ramom Reimunde   Caro D. Ricardo: Escrevo-vos esta carta trinta anos de... read more..

Info Atualidade
webmaster
759

DOUS TEXTOS DO PROFESSOR HIGINO MARTINS

DOUS TEXTOS DO PROFESSOR HIGINO MARTINS Estes textos que apresentamos são do nosso bem querido Académico da AGLP Higino Martins, galego de gema mas argentino de nascimento e trajetória vital, que nos... read more..

Info Atualidade
webmaster
668

ETERNAMENTE MALACA

POR: Concha Rousia. AGLP   Malaca, palavra que continua no interior a fazer-se gigante, a fazer-se fecunda, e sacra até. Pronuncio-a e sinto amigo, sinto mestre, sinto genuíno, congruente, criança q... read more..

Info Atualidade
webmaster
910

Carvalho Calero e a renovação pedagógica do Colégio Fingoi

O académico da AGLP Ramom Reimunde Norenha pronunciou esta palestra na terça-feira, 14 de janeiro, no salão da Deputação Provincial de Lugo.     Introdução.- O primeiro é dar os parabéns a todos ... read more..

Info Atualidade
webmaster
588

De Carballo a Carvalho [2020] Artigo do professor Montero Santalha

Em Carvalho Calero deu-se nos derradeiros anos da sua vida uma mudança no seu uso público da língua escrita: uma mudança que podemos resumir e simbolizar na grafia do seu próprio apelido, quando começ... read more..

Info Atualidade
webmaster
694

Faleceu o professor Malaca Casteleiro, académico correspondente da AGLP

Com grande dor e pesar a Academia Galega da Língua Portuguesa informa do falecimento do seu correspondente João Malaca Casteleiro. O eminente linguista João Malaca Casteleiro, figura central na elabo... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
979

Paulo Fernandes Mirás, novo membro correspondente da AGLP

Paulo Fernandes Mirás nasceu em Ordes e realizou estudos superiores na cidade da Corunha (Galiza), onde realizou os cursos de Inglês e Galego e Português; os mestrados de Literatura Cultura e Diversid... read more..

Info Atualidade
webmaster
620

Vídeos da Conferência «Juventude, diásporas e mobilidade académica»

A Academia Galega da Língua Portuguesa divulga o vídeo da Conferência de Santiago de Compostela, de 11 de outubro de 2019, que organizou conjuntamente com a Comissão Temática de Promoção e Difusão da ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
758

Novas académicas da AGLP: Antia Cortiças Leira (1980)

Antia Cortiças Leira Parida em Santiago de Compostela, com origens completamente de Ferrol e com algum ramal pretensamente lisboeta. É licenciada em Filologia Portuguesa pela USC no 2004 onde também ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
756

Novos académicos da AGLP: Pedro Emiliano Casteleiro Lopes (1968)

Pedro Casteleiro é escritor e jurista. Nasce em Ferrol (Galiza) em 1968, ainda que cedo se estabelece na cidade da Corunha. ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
723

25º PLENO DA AGLP

No sábado, 11 de janeiro de 2020, na Casa da Língua Comum (Rua de Emílio e de Manuel, 3, r/c - Santiago de Compostela), realizou-se o 25º pleno da Academia Galega da Língua Portuguesa. Entre outros as... read more..

Resultados 1 - 25 de 25
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time