Monthly Archive

2021

Welcome to our Archives page. On this page you will find totaly 1853 of our articles broken down into Months and Years.
Eventos
AdminWeb
3982

Apresentação em Ferrol da "Antologia da Poesia em Galego - Ernesto Guerra da Cal"

 No dia 22 de dezembro, exatamente 110 anos e três dias após o nascimento de Ernesto Guerra da Cal, foi apresentada a Antologia de poesia em galego: Ernesto Guerra da Cal, no lugar em que ele nasceu, ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1232

2ª edição de "Guerra de Grafias - Conflito de Elites" de Mário J. Herrero Valeiro

A ATRAVÉS EDITORA vem de publicar a segunda edição desta obra do nosso académico MÁRIO J. HERRERO VALEIRO.  Com motivo deste lançamento, disponibilizamos, com autorização do autor, o prólogo "Da eter... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1607

Antologia da poesia em galego de Ernesto Guerra da Cal

O nosso académico correspondente Paulo F. Mirás acaba de dar a lume a Antologia da poesia em galego de Ernesto Guerra da Cal num completo volume editado pola ATRAVÉS EDITORA e que conta também com o c... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2397

Académica Concha Rousia lança novo livro "O SAPO E A MARGARIDA"

O SAPO E A MARGARIDA “O Universo inteiro se rende ante uma mente sossegada” Lao Tzu Vivemos tempos que correm muito depressa, que voam até. Tempos em que as pessoas andam mais sozinhas, mais silente... read more..

Eventos
AdminWeb
3558

Académico Rudesindo Soutelo estreia a obra musical "TERESA MOURE"

Esta obra é uma homenagem à escritora e académica da AGLP Teresa Moure Pereiro (Monforte de Lemos, 1969), pela qualidade da sua obra literária, que muito aprecio, e pela simpatia e recíproca amizade p... read more..

Eventos
AdminWeb
3099

"A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS LIMITES DA GALIZA (II)" Académico José M. Barbosa lança segundo volume do livro

Segundo volume do livro A Evolução Histórica dos Limites da Galiza que visa explicar o percurso da Gallaecia/Galiza, através do tempo, a respeito da sua variação territorial até à atualidade. O livro... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1665

III ROTEIRO PELA GALLAECIA SUEVA (Braga, 23 de outubro).

Texto de Irene Veiga (do Conselho Diretivo da Ass. Pró-AGLP).  No passado sábado, 23 de outubro, na cidade de Braga, a pró-AGLP, junto com a AGLP, as associações BRAGA+, CARRILEIROS, a iniciativa DTS... read more..

Info Atualidade
webmaster
1347

Mídia: Conferência «Português, Multilinguismo e Ensino à Distância»

Realizou-se em dependências da Universidade de Santiago, o dia 4 de outubro de 2021, a conferência «Português, Multilinguismo e Ensino à Distância», organizado pela Academia Galega da Língua Portugues... read more..

Info Atualidade
webmaster
2411

Conferência «Português, multilinguismo e ensino à distância»

A Academia Galega da Língua Portuguesa, e a Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, organizam a conferência «Português, Multilinguismo e Ensi... read more..

Info Atualidade
webmaster
1257

Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado com novas experiências para os visitantes

   Espaço reabre ao público reconstruído após incêndio. Conteúdo renovado vai combinar experiências audiovisuais inéditas e instalações marcantes         O Museu da Língua Portuguesa, instituição ... read more..

Info Atualidade
webmaster
1723

CPLP: admissão da Espanha e da Associação Docentes de Português na Galiza

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sua XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, aprovou as candidaturas do Reino da Espanha na categoria de “observador associado”, e da Associação ... read more..

Info Atualidade
webmaster
1222

SEGUNDO ENCONTRO NA CASA DA LUSOFONIA

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA NA CPLP DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA   A Academia Galega da Língua Portuguesa anuncia a realização da segunda mesa-redonda virtual da Casa da Lusofonia, em ce... read more..

Info Atualidade
webmaster
2082

FALECIMENTO DO ACADÉMICO HIGINO MARTINS

  Com profundo pesar a Academia Galega da Língua Portuguesa tem de registar o falecimento do académico e professor Higino Martins Esteves, o dia 20 de junho, em Buenos Aires, República Argentina, ond... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1512

ASSOCIAÇÃO CULTURAL PRÓ-ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA RENOVA EQUIPA DIRETIVA

Na assembleia telemática realizada no sábado 12 de junho de 2021, a A. C. PRÓ-AGLP procedeu à renovação do seu Conselho Diretivo. Foi aprovada por unanimidade esta composição: PRESIDENTE: Maria D... read more..

Info Atualidade
webmaster
1936

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA NA CPLP - ENCONTROS NA CASA DA LUSOFONIA

ENCONTROS NA CASA DA LUSOFONIA DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA   A Casa da Lusofonia de Santiago de Compostela, sede da Academia Galega da Língua Portuguesa, como espaço em que se inserem os atos ... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
2668

FALECIMENTO DO ACADÉMICO JOSÉ PAZ

NOTA DE PESAR: É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso companheiro JOSÉ PAZ, membro da AGLP. Enviamos um abraço sentido à sua família e amizades.     José Paz Rodrigu read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1871

Apresentado o Plano de atividades da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da CPLP para 2021

O evento decorreu na sede da CPLP em Lisboa. Na terça-feira, dia 13 de abril, às 10h30 (hora portuguesa) foi apresentado na sede da CPLP em Lisboa o Plano de Atividades da Comissão Temática de Promoç... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1839

IX JORNADAS GALAICO PORTUGUESAS PITÕES DAS JÚNIAS 2021 ONLINE

Neste ano 2021 serão desenvolvidas as IX JORNADAS GALAICO PORTUGUESAS DE PITÕES DAS JÚNIAS, nos dias 24 e 25 de abril e 1 e 2 de maio. Dadas as restrições colocadas pela pandemia, serão online. PR... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1449

A língua em décadas: conversa com Martinho Montero Santalha

Terça-feira dia 6 de abril às 20h ao vivo no facebook e no youtube Fonte: pgl.gal Na próxima terça-feira, dia 6 de abril, encetará o ciclo de conversas organizado pola AGAL “A língua em décadas”, um... read more..

Membros Numerários
AdminWeb
3506

Casteleiro Lopes, Pedro Emiliano (1968)

Pedro Casteleiro é escritor e jurista. Nasce em Ferrol (Galiza) em 1968, ainda que cedo se estabelece na cidade da Corunha. Faz os estudos da Licenciatura em Direito na Universidade de Santiago de Co... read more..

Membros Numerários
webmaster
3610

Aldrei, Iolanda (1968)

Nasceu em Santiago de Compostela no ano 1968. Desde 2013 mora no Vale do Pico Sacro. Escritora e professora, é licenciada em Filologia Hispânica pola Universidade de Santiago de Compostela (1991) e em... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1486

Observatório da Língua Portuguesa, parceiro da AGLP, lança exposição on-line

Constituído em Junho de 2008, o OLP – Observatório da Língua Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivos contribuir para: o conhecimento e divulgação do estatuto e projecção... read more..

Info Atualidade
AdminWeb
1920

"A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS LIMITES DA GALIZA (I)" Académico José Manuel Barbosa lança novo livro

Fonte: Portal Galego da Língua O membro da AGLP, José Manuel Barbosa, vem de publicar com a Através Editora o seu novo livro, A evolução histórica dos limites da Galiza (I). Em palavras do próprio a... read more..

Resultados 1 - 30 de 1853
×

Sign up to keep in touch!

Be the first to hear about special offers and exclusive deals from TechNews and our partners.

Check out our Privacy Policy & Terms of use
You can unsubscribe from email list at any time